[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Fundação Dorina Nowill para Cegos aprimora estúdios com novos recursos de gravação e soluções de alta qualidade e tecnologia

Fundação Dorina Nowill para Cegos aprimora estúdios com novos recursos de gravação e soluções de alta qualidade e tecnologia

As novas tecnologias disponíveis e os novos estúdios de áudio e vídeo devem aumentar em até 40% o número de projetos conduzidos ou disponibilizados pela Fundação

São Paulo, novembro de 2023 – Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, anuncia uma significativa revitalização em suas instalações de áudio e vídeo, com o intuito de oferecer soluções de gravação de alta qualidade. Essas melhorias visam não apenas atender às necessidades internas da Fundação Dorina, mas também disponibilizar seus estúdios de áudio e vídeo para locação, fornecendo serviços para empresas e profissionais com qualidade e tecnologia de ponta, além de ter como diferencial a possibilidade de realizar os conteúdos com acessibilidade.

Com profissionais especializados e expertise na produção de materiais inclusivos, a Fundação se preocupa em garantir a acessibilidade, eliminando barreiras e proporcionando a todos a chance de participar ativamente na sociedade, seja no âmbito educacional, profissional ou social, de forma que todas as pessoas tenham acesso igualitário a oportunidades, serviços e espaços, fortalecendo os alicerces de uma comunidade mais coesa e diversificada. 

Somente no estúdio de áudio, a Fundação Dorina gerou, aproximadamente, 200 produções finalizadas no ano. Em relação aos projetos de vídeos, foram produzidos, em 2023, cerca de 50 materiais com enfoque em videoaulas, em 12 projetos da Fundação. Para o próximo ano, a expectativa é ampliar o atendimento ao mercado audiovisual, empresas no geral e fortalecer parcerias ampliando e diversificando as possibilidades de negócios.

Além de todas as realizações internas, diversas empresas renomadas já produzem  audiolivros e materiais audiovisuais com recursos de acessibilidade nos estúdios da Fundação, como a Audible (da Amazon), e o mercado editorial como Editora Mostarda, Editora Girassol, Editora FTD, Editora SM e Bookwire. 

Outra grande novidade que surgiu com a revitalização dos estúdios foi a produção de podcasts, com todos as possibilidade de recursos de acessibilidade, como audiodescrição, libras e legendas. Com isso, este ano, a Fundação Dorina produziu diversos trabalhos, entre os quais uma série completa de podcasts com acessibilidade para a empresa LibertySeguros.

Dentre as entregas da Fundação Dorina, notavelmente, destaca-se a produção para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – juntamente com as editoras  participantes do programa – cujos recursos permitiram a elaboração de cerca de 220 vídeos com audiodescrição e Libras para o programa, garantindo que estudantes cegos tivessem acesso ao mesmo material que seus colegas videntes.

O grande diferencial da Fundação é o atendimento aos editais com especialistas em acessibilidade, que desempenham um papel fundamental, fornecendo consultoria para as empresas, consolidando a missão de ampliar o acesso à informação e a educação para as pessoas com deficiência visual.

Os estúdios de vídeo foram equipados para oferecer opções avançadas para gravações, inclusive videoaulas. Os clientes têm acesso a equipamentos profissionais, incluindo iluminação de qualidade, câmera com resolução 4K. Além disso, contam com a equipe da Fundação para auxiliá-los na direção, gravação, edição do vídeo, além do tratamento de som e recursos de acessibilidade adequados ao seu material.

Já os estúdios de áudio da Fundação Dorina estão disponíveis para locação por hora, com equipamentos profissionais e o apoio de um técnico especializado, além disso oferecem a possibilidade de editar e finalizar o material gravado. 

Em todas as etapas do processo de produção a Fundação dedica um cuidado especial desde a adaptação de materiais para a voz, pesquisa de pronúncia de palavras e a seleção de vozes que mais se adequa ao projeto, até a gravação, edição, masterização e mixagem.

A capacidade de produção de materiais acessíveis em áudio e vídeo, vem desde o processo de criação até a conclusão, assegurando que cada aspecto seja minuciosamente adaptado às necessidades específicas de um determinado projeto. As instalações foram concebidas para proporcionar uma experiência completa, priorizando a acessibilidade em todas as suas fases. Contando com equipamentos de última geração, os estúdios são operados por uma equipe de profissionais altamente qualificados, além da equipe de consultores cegos que são especialistas nas soluções de acessibilidade. 

A Fundação Dorina é referência na produção de audiolivros, ampliando as opções de leitura para diversos públicos. Além disso, realiza gravações de materiais diversos, como bulas, apostilas e relatórios, transformando-os em versões narradas por vozes humanas. Outro recurso essencial no portfólio é a audiodescrição, que pode ser gravada ou feita ao vivo. O serviço traduz imagens em palavras, possibilitando que pessoas cegas ou com baixa visão compreendam conteúdos audiovisuais, como filmes, fotografias, peças de teatro e eventos em geral, gerando inclusão social. 

Para saber mais sobre os serviços e informações detalhadas oferecidos pela Fundação, entre no site https://fundacaodorina.org.br/ para obter informações detalhadas e personalizadas.