Memorial da América Latina recebe apresentação de Música Medieval pela primeira vez

Memorial da América Latina recebe apresentação de Música Medieval pela primeira vez

Ministrado por grupo de pesquisa da Unesp, o concerto didático acontece no dia 9 de agosto e é aberto ao público

O GRUPPEMM (Grupo de Pesquisa e Performance em Música Medieval) se apresenta na Biblioteca Latino-Americana, dia 9 de agosto. O grupo faz parte do Programa de Educação Tutorial – PET, do Instituto de Artes da Unesp, e conta com intermédio do Prof. Dr. Paulo Moura.

O termo “música medieval” se refere ao estilo musical típico da Idade Média, que evoluiu do cantochão até a música polifônica. Entre as modalidades que serão interpretadas pelo GRUPPEMM estão cantos gregorianos e um moteto a três vozes.

Desde agosto de 2018, em parceria com o pesquisador Pedro Diniz, o grupo trabalha na pesquisa sobre códigos e práticas da música medieval, ainda pouco conhecidos. O grupo traduziu para os códigos musicais modernos fragmentos de obras do século XI compostas na pequena Paris Medieval, como “Viderunt Omnes” e “Sederunt Principes”, duas das composições mais marcantes da época.

Além do concerto, será compartilhado o processo de pesquisa e desenvolvimento do trabalho junto com uma amostra visual de materiais usados na produção das músicas, como harpas, alaúdes e flautas.

 

Serviço
Música Medieval no Memorial
9 de agosto, às 12h30
Auditório da Biblioteca Latino-Americana | Portões 2 e 5
Memorial da América Latina | Metrô Barra Funda
Entrada gratuita
Classificação livre

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *