[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Ministério do Turismo promove Programa de Fiscalização do Cadastur em Guarujá

Ministério do Turismo promove Programa de Fiscalização do Cadastur em Guarujá

Sandra Chiamulera, diretora executiva do GCVB – Visite Guarujá, com Fábio Santos, Secretário de Turismo do município de Guarujá

Parceria entre Setur de Guarujá e Ministério do Turismo, com apoio do GCVB – Visite Guarujá, envolve apresentação do Programa de Fiscalização do Cadastur. Evento realiza-se dia 11 de maio, quinta-feira, das 9h00 às 12h00, no Casa Grande Hotel Resort & Spa. Objetivo da ação educativa é ampliar a formalização de meios de hospedagem, que já somam mais de 2,2 mil estabelecimentos inscritos no sistema, no Estado.

 

Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos constitui valiosa fonte de consulta a turistas, que podem verificar a regularidade de serviços do setor. O cadastro de operadores também proporciona vários benefícios aos inscritos, como visibilidade no mercado, acesso a financiamentos, oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do MTur. Cadastur já reúne 141.218 operadores inscritos em todo o país, sendo 30.718 no estado de São Paulo.

 

Além de meios de hospedagem, a inscrição no Cadastur é obrigatória para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas.

Segundo Fabio Santos, secretário de Turismo de Guarujá, “nosso município será o primeiro do Estado de São Paulo e o terceiro do país a promover esse tipo de evento, com apoio da sociedade civil organizada, representada pelo GCVB”.

Por sua vez, o presidente do GCVB – Visite Guarujá, Lourival De Pieri, considera que “a iniciativa é da maior relevância e vem ao encontro dos objetivos da entidade, que pretende realizar um censo dos meios de hospedagens existentes no município”.

 

De 26 a 29 de julho, em conjunto com as prefeituras municipais, os agentes do MTur vão percorrer estabelecimentos do setor para incentivar inscrições e expor vantagens da iniciativa. Atualmente, 35 meios de hospedagem de Guarujá estão registrados.

Marily Miranda