[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Ministro do Meio Ambiente e vice-presidente eleito participam do 2º Fórum Planeta Campo

Ministro do Meio Ambiente e vice-presidente eleito participam do 2º Fórum Planeta Campo

O evento reuniu em São Paulo alta liderança do agro para discutir sustentabilidade

Para discutir o presente e futuro da sustentabilidade no agronegócio, o Canal Rural reuniu renomados líderes do setor na última quinta-feira (8), em São Paulo. Ao longo do evento, temas como rastreabilidade, segurança alimentar, balanço de carbono, COP27 e economia verde e inovação, entre outros, estiveram na pauta e foram debatidos. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, foi um dos convidados e falou sobre os acordos assinados pelo Brasil durante a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27).

“O Brasil é parte da solução. Conseguimos mostrar as nossas entregas, como o projeto Campo Limpo, que nos torna o primeiro do mundo em reciclagem de embalagens“, afirmou Leite. Além disso, enfatizou que, ao contrário de outros países, o Brasil tem um compromisso triplo: fornecer alimentos, reduzir emissões e erradicar a pobreza. “Acredito que o principal legado que deixamos é o acordo de metano”, concluiu o ministro.

Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito,  também participou remotamente do encontro e respondeu a perguntas de líderes do setor, como a presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini; o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), Tirso de Salles Meirelles e presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Jacyr Costa. Os questionamentos abordaram a atuação do próximo governo com relação a temas importantes, como segurança jurídica, propriedade privada e a questão indígena.

De acordo com Alckmin, neste momento o governo está fazendo a transição para garantir a continuidade do que está sendo realizado e melhorar o que for possível, além de impulsionar a produtividade da agropecuária e agroindústria.

Ao todo, foram seis painéis  que contaram com autoridades e profissionais.  Dentre elas, o presidente da Embrapa, Celso Moretti; o presidente da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato; CEO da JBS, Gilberto Xandó; CEO da UPL, Rogério Castro; o secretário de agricultura do Estado de São Paulo e idealizador da Agrishow, Francisco Matturro, e o ex-ministro e coordenador da FGV Agro, Roberto Rodrigues; o representante da FAO no Brasil, Rafael Zavala, entre outros nomes.

A iniciativa contou com os parceiros Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Leather Division, NUA Cosméticos, Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), FAESP, Croplife e Sapiens Agro. Além do patrocínio da UPL e JBS Net Zero e do apoio de SLC Agrícola e Infinity, empresa do grupo Canal Rural.

O presidente do Canal Rural,  Julio Cargnino, destacou a importância da sustentabilidade ser cada vez mais debatida e ressaltou o crescimento que o projeto Planeta Campo vem mostrando em pouco mais de um ano no ar.  “Unidos e engajados, mostramos que o agronegócio brasileiro é protagonista e parte da solução das problemáticas ambientais e nos, como Canal Rural, reforçamos o nosso compromisso em pautar e discutir temas cada vez mais relevantes para o nosso país”, ressalta.

Metaverso – Durante o evento, no último painel que tratou sobre o tema de inovação no agro, a emissora realizou a primeira transmissão ao vivo na televisão diretamente da plataforma Meta. Os telespectadores puderam ver a sala feita especialmente para o evento, já o público presente no Fórum pôde ver a interação entre os participantes.

Usando óculos de realidade aumentada, os convidados interagiram e conversaram sobre o assunto, enquanto a audiência pode acompanhar a transmissão do metaverso.

Na ocasião, também foi lançado o  Brasil Agriland,  o primeiro metaverso setorial do agronegócio brasileiro.  “Para se comunicar com os produtores rurais do futuro, precisamos mostrar que o agro está nesse universo. A transmissão é o primeiro passo nesse sentido”, salientou Jaqueline Silva, diretora de Produto e Programação no Canal Rural.

Prêmio Planeta Campo – A segunda edição do Fórum se encerrou com a entrega do 1º Prêmio Planeta Campo de Produção Sustentável, que tem como propósito de reconhecer as principais práticas sustentáveis da agricultura e pecuária que obtiveram resultados positivos. Ao todo, foram 170 inscrições. Destes, foram reconhecidos três agricultores e três pecuaristas de pequeno, médio e grande porte.

Os vencedores na categoria agricultura foram: Agropecuária Roncador, de grande porte, a Fazenda Retiro Santo Antônio, com médio porte. Já em pequeno, o troféu foi para a Fazenda Retiro 1893. Os premiados receberam uma bolsa de estudos de MBA (sigla em inglês de Master in Business Administration) na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ).

Na pecuária, os campeões foram Fazenda Água Viva, JRM Agropecuária e Fazenda Palmito, em grande, médio e pequeno porte, respectivamente.

A Agromaggi levou para casa o prêmio na categoria Agroindústria. Este seguimento foi incluso na premiação devido ao alto número de inscrições de práticas sustentáveis de agroindústrias.

Além destes premiados, os vinte finalistas serão reconhecidos no site do projeto por meio de um ebook que apresentará as práticas que utilizam. Uma segunda edição do evento está prevista para o ano que vem.

 

Sobre o Canal Rural – É a principal plataforma de comunicação especializada em agronegócio no Brasil, e possui a maior fidelidade de público entre os concorrentes segundo a 8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, realizada pela IHS Markit. Há 26 anos, o veículo leva informação e entretenimento a milhões de produtores rurais, oferecendo soluções multiplataforma, incluindo notícias em primeira mão, análises de especialistas em todos os segmentos que influenciam a atividade econômica. Além disso, também é responsável por transmitir leilões e marcar presença nos mais importantes eventos e feiras do País, promovendo a capacitação de profissionais com projetos técnicos.

 

 

  • Acompanhe o Canal Rural:

Na TV: são 18 horas diárias de jornalismo e entretenimento. O conteúdo pode ser assistido pelos canais 185 e 685 da NET, no Canal 590 da Vivo 164 da SKY, 185 da Claro TV, 179 da OI e pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C e banda KU), aplicativo Radar, Lance Rural ou em tempo real pela Internet, no site.