[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Moda tricô: designer Felipe Cavalheiro desenvolve manta de algodão pima, com fios fabricados no Peru e tingidos no Brasil

Moda tricô: designer Felipe Cavalheiro desenvolve manta de algodão pima, com fios fabricados no Peru e tingidos no Brasil

A peça é fruto da collab Novelaria + Brazillian Knitter, uma parceria entre o designer, a Novelaria – espaço especializado em artes manuais em São Paulo, e a VM Feito à Mão, empresa brasileira responsável pelo tingimento dos fios

O algodão pima é considerado uma matéria-prima nobre no mercado têxtil. Cultivada principalmente nos vales do norte do Peru, a fibra é mais forte do que a maioria dos outros algodões, tornando a peça mais resistente e delicada. Foi por esse motivo que o designer Felipe Cavalheiro, conhecido internacionalmente como Brazilian Knitter, decidiu escolher o material para desenvolver a sua nova criação: uma manta de tricô, desenvolvida com uma técnica exclusiva.

Os fios de algodão pima utilizados para a produção da peça foram fabricados no Peru e chegaram para compor o catálogo da Novelaria – knit café especializado em lãs, fios, linhas, agulhas e acessórios para artes manuais, que conta com uma variedade de materiais, sendo 95% deles importados.

Após a entrega, os fios passaram pelo processo de tingimento, feito pela empresa brasileira VM Feito à Mão, especializada em tingimento artesanal. A paleta foi escolhida especialmente pelo designer, com um total de 12 cores, que formam três combinações diferentes com quatro cores cada.

Os processos de concepção da peça, importação dos fios, escolha das cores e tingimento da matéria-prima formam a collab Novelaria + Brazilian Knitter, uma parceria entre a Novelaria, VM Feito à Mão e Felipe Cavalheiro. “O tingimento natural feito pela VM deu um alto grau de solidez para os fios, com cores bem homogêneas. Geralmente, o tingimento industrial é quem dá este acabamento”, disse o designer.

“Estamos muito felizes com essa parceria. A expertise do Felipe e o trabalho da VM trazem novo padrão no mercado craft, com fibras naturais e peças exclusivas”, disse Aida Fonseca, proprietária da Novelaria.

Algodão pima apresenta qualidade superior

Segundo o designer, para se tornar uma fibra própria para criação das peças, o algodão passa por um processo de torção e estiramento. “O algodão convencional é um fio curto, mas o pima foge dessa regra. Ele forma uma fibra mais longa e mais fina, que fica mais macia ao toque, tornando a peça mais delicada. Além disso, é mais resistente em comparação a outras matérias-primas. As características do algodão pima são semelhantes às do algodão egípicio”, disse.

O algodão pima nasce a partir da Gossypium Barbadense, planta que cresce como um pequeno arbusto com flores amarelas e sementes pretas. A planta origina uma cera natural que reveste as fibras do algodão, oferecendo um brilho natural e maior suavidade ao tecido. A cera também é uma espécie de repelente natural para a planta contra insetos.

O designer explica que o algodão é mais utilizado na produção de peças leves, próprias para o clima tropical, devido ao baixo isolamento térmico. Diferente da lã, por exemplo, que é uma fibra de origem animal.

Manta de tricô: peça exclusiva

A manta produzida traz cores frias e quentes, e pode ser produzida em três combinações de quatro cores: chocolate, rosê, rubi e prata;  índigo, acelga, jade e oliva; e anil, violeta, citron e papaia. Para desenvolver a peça, Felipe Cavalheiro utiliza uma construção diferenciada, por meio do ponto cordão de tricô. O resultado é uma manta que pode ser usada para colocar no sofá ou usar como cobertor em dias com temperatura amena.

Novelaria: espaço único para fãs de artes manuais

A Novelaria é reconhecida há 11 anos como um espaço único para quem gosta de artes manuais, com uma variedade de materiais e um ambiente super aconchegante. A Novelaria atrai diariamente fãs de todas as idades, apaixonados por fios e agulhas e também celebridades, como Ana Maria Braga, Paola Carosella e Sandra Annemberg.

O espaço oferece cursos e workshops de diversas técnicas, como tricô, crochê, bordado, macramê, entre outras, com designers reconhecidos no segmento, incluindo Felipe Cavalheiro.  Hoje, a Novelaria atende cerca de 200 alunos.

Outro diferencial da Novelaria é a qualidade dos produtos. Os materiais importados totalizam 95% de todo o catálogo da loja, desde agulhas japonesas até fios de vários cantos do mundo. Além da Rosarios4, a loja também é importadora oficial das marcas Malabrigo, Milana Michell e Cardiff, e distribui para todo o Brasil.

A Novelaria conta com duas unidades: uma na Vila Madalena e outra em Moema, inaugurada recentemente. Aida Fonseca, proprietária da Novelaria, é formada em Administração e Psicologia, trabalhou no mercado financeiro por 17 anos, já morou nos Estados Unidos e no Uruguai, e adquiriu ao longo da carreira vasto conhecimento em gestão financeira. Mas decidiu investir sua expertise adquirida no mercado financeiro para montar o seu próprio negócio.

Felipe Cavalheiro

É internacionalmente conhecido como Brazilian Knitter, participou anualmente, de 2012 a 2019, de workshops com Meg Swansen (filha de Elizabeth Zimmermann), no Estado de Wisconsin (EUA). Sua linguagem de tricô se concentra em trabalhos coloridos, na utilização de técnicas inusitadas a exemplo do “tricô armênio”, na originalidade de padrões, desenhos e construções, na combinação sofisticada de cores e na atenção aos acabamentos. O interesse pelo tricô colorido e por fibras animais já levou o designer para a Inglaterra, aos Highlands escoceses e às Ilhas Shetland (extremo norte do Reino Unido), ao Altiplano Peruano, ao Uruguai e pampas brasileiros, à Noruega e à Islândia.

Site: www.novelaria.com.br

Instagram: @novelaria