Mulher, mãe e empresária: os desafios de Flávia Pini em nova função na HiPartners Capital & Work

Mulher, mãe e empresária: os desafios de Flávia Pini em nova função na HiPartners Capital & Work

Executiva deixa cargo de CEO da FX Data Intelligence e, conciliando filhos e família, passa a cuidar da área de Brand Awareness da venture capital

Liderar uma empresa durante uma grave crise global não é fácil. Mas assumir a vanguarda da marca de uma venture capital focada no varejo quando se é mãe e mulher é uma missão ainda mais complicada. Não à toa, empreendedoras e gestoras se transformam em exemplos de empoderamento porque se destacam diante dos obstáculos.

É o caso de Flávia Pini. Pouco mais de um ano após assumir como CEO da FX Data Intelligence e ter que lidar com as incertezas do varejo nacional em meio à pandemia de covid-19, ela possui um novo desafio a partir de maio de 2021. Retorna à HiPartners Capital & Work para trabalhar afincadamente em Brand Awareness (notoriedade da marca).

O objetivo é posicionar o nome da venture capital, focada em empresas inovadoras que desenvolvem soluções tecnológicas para o mercado varejista (retailtechs), no novo momento do setor que vive mudanças exponenciais provocadas pelo coronavírus. É uma nova etapa de sua trajetória no grupo, uma vez que ela também é sócia e já atuava como advisor.

Entretanto, entre reuniões e decisões na HiPartners que buscam criar e estruturar o branding da empresa no mercado, ela precisa dividir sua atenção com a família. Flávia é mãe de Stella, de 5 anos, e Nina, de 1 ano, e em tempos de home office ainda precisa conciliar o trabalho com a educação das pequenas.

Não impede, porém, que ela trilhe uma trajetória ascendente e seja reconhecida no mercado. Formada em Publicidade e Propaganda, é especialista em Estratégias de Marketing Digital pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e articulista de relevantes portais com conteúdos que englobam o ecossistema da Transformação Digital do Varejo.

Tudo começou lá atrás, em 2007, no mercado financeiro. Passou também pela GEO Eventos, plataforma de eventos das Organizações Globo entre 2011 e 2012 e assumiu como sócia e advisor da HiPartners a partir de 2012. Atuava nas diretorias das empresas investidas pelo grupo até assumir o comando da FX Data Intelligence em 2020, antes de retornar à venture capital agora.

“Não compartilho da visão de que a maternidade e a gestão familiar podem, de alguma forma, prejudicar o desempenho profissional. Pelo contrário, são as soft skills (habilidades comportamentais) que desenvolvo em casa que me tornam ainda mais preparada para os desafios da carreira. Nós, mulheres, temos uma capacidade ímpar para lidar com multi tarefas, e levo isso como um diferencial no meu dia a dia”, comenta Flávia Pini.

Ela faz parte de um grupo ainda minoritário no Brasil: as mulheres que ocupam posições de liderança nas empresas. Levantamento realizado pela Bain & Company com o LinkedIn mostra que a presença feminina em cargos de chefia corresponde a 3%. Além disso, elas ganham 23% menos do que os homens, em média, nessas funções, segundo pesquisa da Catho.

Mas, para além dos desafios de gênero no mercado de trabalho (e na sociedade como um todo), as mulheres demonstram sua capacidade de liderar empresas em meio à crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudo da consultoria Zenger Folkman classifica a liderança feminina como mais positiva do que a masculina no atual cenário.

Flávia exemplificou essa questão à frente da FX Data Intelligence. Sob seu comando, a empresa mudou o posicionamento em 2020. Mesmo com um desafio circunstancial, conseguiu crescer em outros segmentos, antes não tão representativos na carteira de clientes. Investiu em um novo time e se aproveitou do tempo de restrições em que muitos estabelecimentos ficaram fechados para reconstruir processos internos e aprimorar a tecnologia. As iniciativas resultaram em um crescimento de 25% no faturamento em relação a 2019. Agora, pretende replicar os mesmos track records na HiPartners.

“Fico feliz em ver cada vez mais mulheres empreendendo sem deixar sucumbir seus outros interesses. O mundo pede cada vez mais profissionais multidisciplinares, e essa certamente é uma característica muito latente no universo feminino. A meu ver, poder emular essa mesma capacidade no âmbito profissional traz vantagens ainda mais competitivas para o gênero. E é disso que tenho me feito valer na minha trajetória e assim espero continuar fazendo”, conclui.

 

Sobre a FX Data Intelligence 

A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como as características do fluxo, com outros dados, como vendas, clima etc., oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o lojista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que investe em soluções disruptivas para o varejo. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br

 

Sobre a HiPartners Capital & Work

Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. O grupo é reconhecido como uma venture building, responsável não só por investimento financeiro, mas também pela utilização de equipe própria para estimular o crescimento das empresas. O foco da HiPartners é na geração de valor e inovação na construção dos ecossistemas de new retail, que estrutura o varejo com base em total integração dos mercados on e off-line, uso intensivo de dados, sistemas inovadores de pagamento, logística integrada entre os canais e o consumidor e novas políticas de gestão e liderança. Atualmente, cinco empresas estão sob sua alçada: FX Data Intelligence, Eu Entrego, Precifica, F360º, Tail, pagolivre e Harmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *