MUSEUS DO ESTADO DE SP TRAZEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

MUSEUS DO ESTADO DE SP TRAZEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

As atividades acontecerão durante o mês de janeiro em todo o Estado

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo promove, durante o mês de janeiro, programação de férias nos museus de todo o Estado, com diversas atividades para crianças e adultos. Shows, oficinas, contação de histórias, teatro de bonecos, cursos, saraus e muitas outras ações irão animar a criançada.

PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL 

No Museu Catavento as crianças poderão participar de show de palhaços e várias oficinas como a de tintas naturais e confecção de bonecas, além de teatro infantil.

Entre os dias 13 e 30 de janeiro, no Museu da Língua Portuguesa, acontecerá a Ocupação Narrativas da Invenção, que, por meio de oficinas artísticas fará um diálogo entre as obras do Movimento Modernista com as narrativas e invencionices do nosso cotidiano.

Museu do Futebol tem programação para o mês inteiro. Jogos e brincadeiras populares, oficinas de bolha de sabão, contação de história, teatro de fantoches, escalada, badminton, capoeira, dança, slackline são algumas delas. Atividades são realizadas na área externa do museu, que fica localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

A partir do dia 13, o Museu Afro Brasil vai promover oficinas literárias e encontro de contação de histórias, presente também no Museu da Imigração, a partir do próximo sábado, além de oficinas de circo e mediações de leitura.

A Rede de Museus-Casas Literários de São PauloCasa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, apresentarão oficinas, cursos, lançamentos de livros e ciclos de leituras.

PROGRAMAÇÃO NO INTERIOR 

Em Brodowski, no Museu Casa de Portinari, terá pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, bola de sabão, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, leitura, desenho livre com lápis de cor e roda.

O Museu H. P. Índia Vanuíre, em Tupã, oferecerá confecção de bonecos e pipas, corrida das cores, jogos e artesanatos.

Confira a programação completa:

SERVIÇOS

PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL

MUSEU CATAVENTO

SHOW DA PALHAÇA OLGA

Breve descrição: Interação lúdica e descontraída com o público, em diversos espaços do museu. Durante as intervenções, acontecerão várias ações para as crianças e a família toda. A Palhaça Olga apresentará instrumentos musicais, levará o público a participar da cantoria, das palhaçadas e trapalhadas. Data(s): 11 a 23 de Janeiro. | Horário: 11h e 15h.

OFICINA TERRÁRIO

Breve descrição: Os visitantes construirão seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem sobre microecossistemas em equilíbrio.  Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir desse incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.
Data(s): 11 a 16 de Janeiro.

OFICINA DE TINTAS NATURAIS

Breve descrição: Extração de pigmentos, aglutinação, oxidação de determinadas tintas naturais extraídas de legumes e temperos que misturados com outros diluentes mudam a pigmentação. Oficina livre para explorar a criatividade e fatores cognitivos das crianças.

Data(s): 18 a 30 de Janeiro.

OFICINA DE CONFECÇÃO DE TSURU

Breve descrição: A oficina será apresentada pela técnica do origami. Os origamis estão presentes na arte e cultura japonesa e também estão ligados à HISTÓRIA DOS MIL TSURUS. Na oficina os participantes, além de confeccionarem seus próprios tsurus irão conhecer como esta história está ligada a menina Sadako da cidade de Hiroshima.

Data(s): 11 a 16 de Janeiro.

OFICINA CONFECÇÃO BONECAS ABAYOMI

Breve descrição: As Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. Segundo a lenda, a boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, para acalmar e trazer alegria para todos, além de ser considerada como amuleto até hoje.

Data(s): 18 a 30 de Janeiro.

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Breve descrição: Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a Cia teatral BUZUM apresentará o teatro de bonecos FLORESTA VIVA. Este espetáculo é uma fábula sobre a importância da preservação das nossas florestas. Data(s): 22, 23, 25, 26, 29, 30 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro.

OFICINA FEIRA DE CIÊNCIAS

Desperte o químico que há em você, na nossa Feira de Ciência
Data: 18 a 23 de Janeiro

OFICINA DE PODCAST

Breve descrição: Já ouviu falar em Podcast? Cada vez mais populares, eles são uma forma muito eficiente de comunicação e despertam muita audiência e curiosidade. Na oficina, os visitantes poderão gravar o seu programa com a ajuda dos nossos monitores e depois escutá-lo nas plataformas oficias de Podcast do Museu Catavento.
Data: 11 a 16 de Janeiro

OFICINA NUTRI-AÇÃO

Breve descrição: Vamos conversar sobre a importância de uma alimentação balanceada e utilizando peças de lego, soltar a criatividade para montar os itens que compõem a roda dos alimentos e manter bom funcionamento do corpo humano.
Data: 11 a 30 de Janeiro

OFICINA MERGULHANDO NA QUÍMICA

Mergulhe conosco na química  e seus elementos e veja como ela está presente no que menos esperamos.
Data: 11 a 16 de Janeiro

  • MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Museu da Língua Portuguesa promove entre os dias 13 e 30 de janeiro, das 10h às 17h, sempre de quinta a domingo, a Ocupação Narrativas da Invenção, dentro do projeto Estação Férias, que, por meio de oficinas artísticas gratuitas e voltadas para o público de todas as idades, fará um diálogo entre as obras do Movimento Modernista com as narrativas e invencionices do nosso cotidiano.

Os temas desses encontros são super variados: de produção de desenhos e cartazes a improvisos de dança e contação de história.

As oficinas vão acontecer no saguão B do Museu da Língua Portuguesa.

  • MUSEU DO FUTEBOL

Durante todo o mês o Museu do Futebol oferece jogos e brincadeiras populares, oficinas de bolha de sabão, contação de história, teatro de fantoches, escalada, badminton, capoeira, dança, slackline, entre outras. Atividades serão realizadas na área externa do museu, que fica localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu.

Além das brincadeiras tradicionais, também serão oferecidos jogos ligados ao futebol, como chute a gol, para treinar a pontaria e a potência do chute; golbol, esporte paralímpico em que se joga sentado e de olhos vendados, guiado apenas pelos barulhos da bola; o desafiador futebol na bolha; pebolim humano; brincadeiras para desenvolver habilidades de goleiro e o popular futebol no pula-pula.

Todos os dias

Brincadeiras populares – corda, pião, bolinha de gude, cama de gato e outras

Oficinas para a primeira infância – Construir, bolas de sabão, teatro de fantoches

Futmesa, Futebol de Botão e Arco e flecha

Chute a gol – todos os dias a partir de 8/1

Terças – 14h às 15h

De quarta a sexta – de 11h, 12h, 14h e 15h

Sábados e domingos – das 10h às 17h

  • MUSEU AFRO BRASIL

13 de janeiro de 2022, às 15h00 – No Museu Afro Brasil

Oficina de LARP (Live Action Role Playing).

“Uma tarde no Museu”

Como parte da Programação de Férias, o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil oferece o Larp: um jogo de representação e de arte colaborativa em que as pessoas participam representando personagens de uma história criada pelos próprios participantes. Trata-se, portanto, de um jogo de interação e improviso no qual o cenário é o acervo do Museu Afro Brasil.

Inscrições: até 11 de janeiro

Link de Inscrição: https://forms.gle/D8seVfmxYPuE6zZQ8

18 de janeiro de 2022, às 15h00 – No Museu Afro Brasil

Oficina literária “Lembranças à Carolina”

A Oficina Lembranças à Carolina propõe diálogos e reflexões acerca da realidade social, relações raciais no Brasil, por meio da obra de Carolina Maria de Jesus, utilizando-se da escrita e do relato do cotidiano para a construção de “cartas virtuais”. Lembranças à Carolina faz parte da Programação de Férias.

Inscrições: 11 a 16 de janeiro

Link de Inscrição: https://forms.gle/wa9k2wMaxLdLyotf7

29 de janeiro, às 11h00 – No Museu Afro Brasil

Ateliê Aberto: Aos Pés do Baobá e Oficina de tecelagem

Com a ampla vacinação e controle da pandemia, os cuidados com isolamento social foram atenuados o que nos permite novamente a presença. Desse modo, como desdobramento do #LeituraNasFerias, campanha voltada para o incentivo da leitura em meio à pandemia e ao isolamento social, o Núcleo de educação oferece a primeira edição do Ateliê Aberto em 2022, como parte da Programação de Férias.

A partir do livro Os sete novelos, de Angela S. Medearis, propomos um encontro para contação de histórias e uma oficina de tecelagem, realizada pela poetisa e arte-educadora Patricia Ashanti.

Inscrições: 17 a 27 de janeiro

Link de Inscrição: https://forms.gle/n68BNmf1arh69FH77

  • MUSEU DA IMIGRAÇÃO

A partir do próximo dia 8 (sábado), a criançada poderá curtir uma programação temática com oficinas de circo, mediações de leitura e contação de história.

Apresentando equilíbrio na bola e na corda bamba, malabares, pernas de pau e tecido aéreo, as oficinas de circo acontecerão aos fins de semana (15, 16, 22, 23, 29 e 30), das 11h às 17h, no jardim do complexo do museu. Por meio da iniciativa, os pequenos vivenciarão as modalidades circenses de forma lúdica e dinâmica, com acompanhamento e ensinamento de profissionais.

Para participar, será necessário retirar uma senha na bilheteria antes do início da ação (no próprio dia do evento). Cada turma terá limite de 15 crianças e duração de 30 minutos.

– As mediações de leitura, promovidas aos sábados e aos domingos, acontecem nos dias 15, 22, 23, 29 e 30, às 11h e às 15h. A mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, compartilhará as aventuras de oito publicações, seguindo a agenda disponível no site.

Já no dia 29 (sábado), o livro Elmer, o elefante xadrez, de David McKee, será o foco de uma contação de história, realizada pela mesma colaboradora, às 15h. A apresentação poderá ser prestigiada presencialmente e em uma live no Instagram.

Artesanato e aniversário de São Paulo também pautam ações

  • MUSEU DE ARTE SACRA

Desenhança

Data: 22 e 29 de janeiro (presencial)

Horário: 14h30

Duração: 2h

Temática: Acervo;Modernismo

Mais informações no site do MAS-SP: http://museuartesacra.org.br/

O núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte Sacra de São Paulo está feliz em anunciar que a tradicional ação de férias “Desenhança” está de volta ao formato presencial. Dando início às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, vamos explorar as possibilidades do desenho, como faziam os artistas modernistas, com base no acervo e no prédio do Museu. Não precisa trazer nenhum material, os educadores disponibilizarão o que for necessário para os exercícios.

Oficina de Pau a pique

Data: 26 de janeiro – Quarta-feira (presencial)

Horário: 14h30 às 16h30

Duração: 2h

Temática: Cidade, São Paulo, Memória, Técnicas construtivas

Mais informações no site do MAS-SP: http://museuartesacra.org.br/

Quer participar de um dia interativo com sua família? Venha descobrir como foi construído o prédio onde fica o Museu de Arte Sacra de São Paulo, conhecer obras que representam marcos para a cidade e ainda participar de uma oficina de pau a pique.

Rede de Conversa: A Arte Moderna Religiosa No Acervo Do Museu De Arte Sacra De São Paulo

Data: 19 de janeiro – Quarta-feira

Horário: 19h30

Duração: 1h30

Temática: Acervo; Modernismo

Transmitida pelo canal do Youtube do Museu de Arte Sacra de São Paulo: https://www.youtube.com/c/MuseudeArteSacradeS%C3%A3oPaulo

A arte religiosa brasileira sempre ocupou lugar de destaque na História da Arte, com obras amplamente conhecidas pelo público. Mas que lugar ocupa a arte moderna religiosa produzida no Brasil? A presente palestra visa apresentar alguns exemplos fundamentais da coleção do Museu de Arte Sacra de São Paulo, que possui obras de iconografia religiosa feitas por artistas como Anita Malfatti e Aldo Bonadei, representantes da Semana de Arte Moderna de 22 e do Grupo Santa Helena, respectivamente e que marcam, portanto, duas instâncias fulcrais ao entendimento do Modernismo religioso em São Paulo na primeira metade do século XX.

  • CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Curso

Arqueologia do cinema brasileiro: fragmentos de uma história

Com Donny Correia 

De segundas às quintas-feiras, dias  11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de janeiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom

Inscrição: aqui
300 vagas | Grátis

Curso híbrido

História e Cinema no Brasil: pêndulo entre fato e representação
Com Humberto Pereira da Silva  
Segundas e quartas-feiras, dias 26 e 31 de janeiro e dias 2, 7, 9 e 14 de fevereiro das 19h às 21h
Presencial: Sala Cinematographos (20 vagas)
Plataforma: Zoom (300 vagas)
Inscrições até 20/01:
Inscrição para o on-line: aqui
Inscrição para o formato presencial: link
Grátis

Curso

Identidade Em Walter Salles

Com Cyntia Calhado

Terças-feiras, dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom

Inscrição até 31/01: neste link

300 vagas | Grátis

Oficina

Temperos Do Quintal

Com Núcleo de Ação Educativa 

Sábado, 22 de janeiro, das 15h às 16h

Presencial: Museu Casa Guilherme de Almeida

Inscrição até 20/01: aqui

10 vagas | Grátis

  • CASA MÁRIO DE ANDRADE

Lançamento de livro

Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia – Diário poético de um turista aprendiz 
Com Fernando Pires

Terça-feira, 18 de janeiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrição até 17/01: clique aqui
300 vagas | Grátis

Curso

Panorama do cinema indígena 

Com Cristina Flória e convidados

Quintas-feiras, 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrição até 19/01: clique aqui
300 vagas | Grátis

Cronograma:

20/01 – Convidado: Divino Tserewahú – (Cineasta Xavante da aldeia de Sangradouro, município de General Carneiro, MT);

27/01 – Convidado: Alberto Alvares (Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandeva – MS);

3/02 – Convidada: Marcia Djerá Retê Mirim (Pertence ao povo Mbya Guarani, vive na Tekoá – SP);

10/02 – Convidado: Caimi Wassé Xavante (Pertence ao clã Poreza’õno e grupo Hötörã – MT)

 ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA

Curso

Eu quero mesmo é isso aqui: poesia na canção

Com Gustavo Galo

Quintas-feiras, 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrições até 20/01: link

Ciclo de leituras

Poemas modernistas 

Sábados, 29 de janeiro, 12 e 26 de fevereiro, das 15h às 15h30

Guilherme de Almeida

Com Marcelo Tápia

29 de janeiro, às 15h

Mário de Andrade

Com Donny Correia

12 de fevereiro, às 15h

Oswald de Andrade

Com Cecília Furquim

26 de fevereiro, às 15h

Atividade apresentada pelo YouTube
Sem a necessidade de inscrição

Grátis | Livre

PROGRAMAÇÃO NO INTERIOR

  • MUSEU CASA DE PORTINARI – Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP

Brincadeiras Antigas

Data: de 11 a 30/01/2022

O Museu Casa de Portinari promove diversas atividades durante as férias da criançada. Na esplanada da instituição, vai ter pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, bola de sabão, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, leitura, desenho livre com lápis de cor e roda

Horário: de terça a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Obs.: Em caso de chuva, a atividade será adiada

Oficina de Musicalização e Desenho

Data: 13/01/2022

De forma lúdica, as crianças são convidadas a experimentarem os sons produzidos por instrumentos musicais apresentados pelo educativo do museu.

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Horário: das 10h às 11h e das 15h às 16h

Informações: (16) 3664-4284

Obs.: Em caso de chuva, a atividade será suspensa

Contação de História

Data: 16/01/2022

Janeiro é mês de diversão e férias. O Museu Casa de Portinari traz uma contação de história. Era uma vez um povoado… Como ele surgiu? Os educadores contam no vídeo como se dá o desenrolar da história da Mogiana e a formação do povoado.

Local: Mídias Sociais (YouTube: /casadeportinari | Instagram: @museucadeportinari | Facebook: /museucasadeportinari | Twitter: /casadeportinari)

Horário: às 10h

Informações: (16) 3664-4284

Oficina de Carimbo com Tinta

Data: 20/01/2022

Uma explanação sobre a vida e obra de Candido Portinari. Os educadores do Museu Casa de Portinari ensinam as crianças a aplicarem tinta com um rolinho e, em seguida, reproduzirem a imagem em um papel.

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Horário: das 10h às 11h e das 15h às 16h

Informações: (16) 3664-4284

Obs.: Em caso de chuva, a atividade será suspensa

Contação de Histórias: Brincando com Portinari

Data: 27/01/2022

A contação de histórias é sobre uma turminha de férias que descobre muitas informações sobre o grande pintor Candido Portinari. No final da atividade, a criançada vai pintar em um papel com tintas e pincéis.

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Horário: das 10h às 11h e das 15h às 16h

Informações: (16) 3664-4284

Obs.: Em caso de chuva, a atividade será suspensa.

  • MUSEU H. P. ÍNDIA VANUÍRE (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Contos Contemporâneos de Fadas

Datas: 11/01/2022

Adriana Corral, contadora de histórias, desenvolverá técnicas de expressão corporal e facial com os participantes da ação “Férias no Museu”. Adequação de voz e ritmo ao texto escolhido fazem parte da programação. O objetivo é que os participantes experimentem como é ser um contador de histórias.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 16h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Língua Indígena

Datas: 12/01/2022

Lidiane Damaceno, Krenak da Terra Indígena Vanuíre, realiza uma oficina sobre sua língua materna.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 16h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Confecção de Boneca Abayomi

Datas: 13/01/2022

Marlene Silva participará da programação “Férias no Museu”, desenvolvendo uma oficina de confecção de boneca Abayomi. Após explicar a simbologia dessa boneca da cultura afro, ensinará as crianças a criarem seus próprios acessórios.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

 Artesanato Indígena

Datas: 14/01/2022

Aline Krenak ensina a confeccionar um brinquedo indígena.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Jogos

Datas: 18/01/2022

O Museu apresenta a exposição de José Lanzelloti em formato virtual e presencial. A partir das mostras, as crianças poderão conhecer mais sobre as obras do artista por meio de brincadeiras interativas, que consistem em um jogo da memória, cujo objetivo de formar o maior número de pares de imagem possíveis, e um caça imagens que exibe o recorte de uma das obras apresentadas.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Confecção de Boneco Ecológico

Datas: 19/01/2022

Com o intuito de proporcionar reflexões acerca de reciclagem e meio ambiente, de uma maneira lúdica, será realizada uma atividade de confecção de boneco ecológico, feito com materiais recicláveis e orgânicos.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Confecção de Pipa

Datas: 20/01/2022

A atividade propõe aos participantes a confecção de um brinquedo clássico do imaginário brasileiro: o “papagaio”. A partir da confecção das pipas tradicionais, em papel de seda e em outros suportes, serão discutidos os valores estéticos e simbólicos desse objeto, que pode ser encarado não apenas como brinquedo, mas também como uma produção artística. Em uma época em que todos estão cada vez mais conectados ao mundo digital, a oficina procura estimular a satisfação de criar seu próprio brinquedo e de valorizar as coisas simples da vida.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Cine Museu

Datas: 21/01/2022

No auditório do Museu Índia Vanuíre serão exibidos vídeos referentes à temática da instituição, proporcionando conhecimento e diversão, além de um bate-papo sobre as histórias apresentadas.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Dobradura

Datas: 25/01/2022

O origami é um artesanato originário do Japão que consiste em obter representações de seres e objetos por meio de dobraduras de papel. A atividade é praticada há séculos pelos japoneses e ganhou o mundo devido à sua inventividade e beleza. Tal ação tem como objetivo estimular a memória, criatividade, socialização e a afetividade, contribuindo para o desenvolvimento cultural da criança participante.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

 Corrida das Cores

Datas: 26/01/2022

A corrida das cores, realizada com materiais recicláveis e de fácil acesso, tem como objetivo o reconhecimento da atividade e a concentração. Utilizando um dado colorido e tampinhas de garrafas, as crianças disputam uma corrida. Vence aquele que chegar primeiro com a cor escolhida.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Confecção de Balangandã

Datas: 27/01/2022

Com fitas, papel, barbante e muita criatividade, os participantes confeccionam um brinquedo popular conhecido como Balangandã. A criançada também terá a oportunidade de produzir fantoches com materiais recicláveis, afim de usar a imaginação e estimular a criatividade para contar histórias.

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 11h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Fonte: Cultura.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *