[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Parque Natural do Pedroso recebe primeira edição do seu Festival do Cambuci

Parque Natural do Pedroso recebe primeira edição do seu Festival do Cambuci

Famílias participaram neste sábado de atividades na Unidade de Conservação

Nem o frio e a garoa espantaram os moradores que estiveram neste sábado (30) prestigiando o primeiro Festival do Cambuci do Parque do Pedroso. A iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) uniu variedade gastronômica e atividades culturais e de lazer em um dia animado. O Festival também integrou a agenda especial e comemorativa do aniversário de 469 anos da cidade.

Moradores dos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami e Jardim Riviera, que já tinham participado do minicurso de Cambuci, oferecido pela autarquia, puderam expor e comercializar produtos artesanais, produzidos pelos grupos, com enfoque no fruto do Cambuci, típico da Mata Atlântica.

“O evento tem o objetivo de ser mais uma opção de lazer para os moradores visitantes do Pedroso e também fomentar o desenvolvimento local, incentivando o empreendedorismo junto aos expositores locais, a partir da produção e venda de seus produtos artesanais. Queremos integrar o festival ao calendário de eventos do parque, tornando-o anual”, comentou o superintendente do Semasa, Gilvan Junior, que esteve presente na ação, na manhã deste sábado.

Além disso, expositores da Vila de Paranapiacaba e de Parelheiros também estiveram presentes no evento. Entre os itens disponíveis para venda e degustação estão licores, cervejas, pães, patês, geleias, molhos, compotas e doces, todos produzidos com o Cambuci.

A moradora do Clube de Campo, Camila Regina da Silva, estava prestigiando o trabalho da mãe, que participa do grupo de moradores do entorno do parque e era expositora no evento, e aprovou o festival. “O pessoal está bem animado e tem muitas opções de produtos de Cambuci. Está bem legal, dá para fazer já uma próxima edição”, diz.

Logo cedo, os frequentadores e colaboradores do Festival participaram de uma aula aberta de zumba e, na sequência, assistiram a diversas apresentações de grupos de capoeira da região. Para entreter as crianças, a equipe de Educação Ambiental do Semasa levou a personagem Tuca, contadora de histórias do portal Hendu, espaço de sensibilização e educação ambiental exclusivo para crianças.

No período da tarde, apresentações musicais entretiveram as famílias presentes. A autarquia pretende realizar outros eventos no parque, no mês de junho, em celebração ao Mês do Meio Ambiente.

| Texto: Paloma Alvarez
| Fotos: Helber Aggio/PSA