Programa Voluntariar da Suzano beneficiou mais de 3.000 pessoas em 2021

Programa Voluntariar da Suzano beneficiou mais de 3.000 pessoas em 2021

Neste ano, o programa já contou com cerca de 1.600 voluntários(as) pelo Brasil, entre eles(as) colaboradores(as) das unidades da empresa no interior do Estado de São Paulo

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, atua há mais de 20 anos com o Programa Voluntariar, promovendo o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo social do público interno, familiares e parceiros, além de promover um trabalho de forma colaborativa pela educação, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Só em 2021, já são mais de 3.000 pessoas beneficiadas com o programa em todo o Brasil.

Neste ano, cerca de 1.600 voluntários(as) participaram das ações pelo País, com 54% de homens e 46% de mulheres. Ao todo, pelo Brasil, foram mais de 5.570 horas voluntárias e 46 unidades participantes (entre Centros de Distribuição, Escritórios e Unidades Industriais e Florestais) em 14 localidades: São Paulo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Paraná e também Suíça. Nas regiões de Suzano, Jacareí e Limeira, interior de São Paulo, já são mais de 170 voluntários(as), entre colaboradores(as), familiares e prestadores de serviço, que atuam nas ações do programa.

“Na Suzano acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e o trabalho voluntário é um instrumento de transformação social para a construção de uma sociedade melhor, juntos plantamos o futuro”, diz a coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano, Elisabete Flores Pagliusi.

Em Suzano e Mogi das Cruzes, São Paulo, neste ano foi realizado o programa Girl for It – Meu Primeiro Site, em parceria com a Junior Achievement. A iniciativa tem o objetivo de capacitar para o mercado digital mulheres entre 15 e 22 anos, de 6 instituições sociais em Suzano (SP). No fim do programa as mentoradas desenvolveram, individualmente, um site com o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ação contou com a participação de 27 voluntários(as), que atuaram como mentores(as) das jovens.

A Suzano também realiza o Programa Formare, em parceria com a Fundação Iochpe, que tem o objetivo de capacitar jovens em situação vulnerabilidade social para o mercado de trabalho no curso de Operador(a) de Processo de Produção. De 2005 até o momento, já foram mais de 690 jovens capacitados(as) em várias regiões de atuação da empresa no País e 65% estão no mercado de trabalho, o que reforça o compromisso de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação. Em 2021 a Suzano tornou-se uma das empresas com maior número de escolas Formare no Brasil, formando 100 jovens/ano. A iniciativa conta com voluntários(as) das unidades da empresa em Jacareí, Limeira e Suzano.

Além dessa ação foram realizadas duas edições do JA Startup, em parceria com a Junior Achievement e StartSe, voltadas para a aprendizagem prática de jovens que têm o objetivo de transformar ideias em startups de alto impacto, com temáticas atreladas aos compromissos para renovar a vida da Suzano. Neste ano ainda ocorreu o Contribuindo para o Futuro, em conjunto com o Instituto Joule, que incentivou a troca de conhecimento entre trainees da Suzano e jovens negras, LBGTI+ e universitárias(os), com a mentoria de carreira com voluntários(as) de oito unidades da empresa pelo Brasil, entre eles(as) colaboradores(as) de Jacareí, Limeira e Suzano. No fim do projeto dos(as) 30 jovens impactados(as), 38% conseguiram uma oportunidade de emprego ou estágio no mercado.

A empresa também lançou o Guia Remoto de Voluntariado  (disponível no link: https://bit.ly/3sMroEE) para inspirar os públicos interno e externo no exercício da  solidariedade e cidadania, mesmo de maneira on-line.

Durante o mês de dezembro, em que celebramos o Dia Internacional do Voluntariado (5/12), a coordenadora do Programa Voluntariar da Suzano participará de palestras em eventos on-line, entre eles para integrantes do Pró-Saúde de São Paulo (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacando os diferenciais das ações de voluntariado da empresa.

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *