[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Qual é o melhor iPhone para comprar em 2022?

Qual é o melhor iPhone para comprar em 2022?

Os últimos meses de cada ano são muito esperados por quem acompanha tecnologia pelo lançamento de um novo iPhone. Além da expectativa dos novos smartphones, muitos consumidores aproveitam o período para comprar um iPhone mais antigo, geralmente mais barato.

Os últimos meses de cada ano são muito esperados por quem acompanha tecnologia pelo lançamento de um novo iPhone. Além da expectativa dos novos smartphones, muitos consumidores aproveitam o período para comprar um iPhone mais antigo, geralmente mais barato.

Os últimos meses de cada ano são muito esperados por quem acompanha tecnologia pelo lançamento de um novo iPhone. Além da expectativa dos novos smartphones, muitos consumidores aproveitam o período para comprar um iPhone mais antigo, geralmente mais barato.

Por isso, após a família iPhone 14 passar pela nossa bancada de testes, chegou a hora de atualizarmos a lista de melhores iPhones para comprar neste finalzinho de ano de 2022 e início de 2023.

Como foi feita a escolha dos modelos?

Existem diversos motivos para se escolher um iPhone, desde número de atualizações, valor de revenda ou até a praticidade do sistema operacional. Por isso, montamos esta lista pensando em cenários diversificados.

Não vamos citar preços exatos, pois podem variar muito dependendo de quando você está lendo esta publicação.

Ainda assim, fica o meu convite para conferir nosso link do Canaltech Ofertas, para ficar de olho nas melhores promoções em iPhones, independente de quando estiver lendo.

Melhor iPhone para comprar em 2022

iPhone 14 Pro Max

iPhone 14 Pro Max teve menos novidades do que gostaríamos em relação ao iPhone 13 Pro Max, mas é inegável que é o melhor iPhone para comprar em 2022, por isso abre a nossa lista.

O iPhone 14 Pro Max foi o melhor smartphone que passou pela nossa bancada de testes, superando todos os lançamentos que testamos tanto em bateria quanto em desempenho. A vitória não foi à toa, já que ele é equipado com o A16 Bionic, atualmente a plataforma mais poderosa da Apple.

Segundo meu colega Bruno Bertonzin, quem testou o iPhone 14 Pro Max para o Canaltech, simplesmente não houve nada que o aparelho não pudesse fazer com excelência, algo já esperado para o iPhone do ano.

A grande novidade do lançamento é o chamado “Dynamic Island”, recurso que dá ao notch uma interação que ainda não vimos num aparelho. É interessante, pois expande o entalhe em forma de pílula durante determinadas tarefas para dar mais controle ao usuário.

O iPhone 14 Pro Max trouxe uma nova câmera de 48 MP (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)

Nas câmeras, o smartphone também se saiu muito bem nos nossos testes. Bertonzin comenta que, mesmo no modo “normal”, os três sensores apresentam imagens nítidas e bom equilíbrio de cores. Em vídeos, ele também se destaca com ótima estabilização e qualidade.

Não é surpresa que o melhor iPhone da atualidade seja caro. Desde o lançamento, seu preço não diminuiu muito, figurando na faixa dos R$ 9.500 — ou seja, só para quem pode e quer gastar uma quantia tão alta em um smartphone.

Melhor iPhone custo-benefício para comprar em 2022

iPhone 12

iPhone 12 foi lançado em 2020 e se tornou a melhor relação custo-benefício da Apple com o lançamento do iPhone 14.

Além de ter estreado o MagSafe para celulares, o iPhone 12 representou um salto na linha: trocou a tela LCD do iPhone 11 por uma OLED; inaugurou o 5G, atualmente presente em todos os tops de linha; trouxe recursos de câmera profissionais; e representou um salto de potência pelo chip A14 Bionic.

Apesar de já estar há dois anos no mercado, o iPhone 12 ainda é um ótimo smartphone. O recém-lançado iOS 16 já está disponível para ele, inclusive com os novos recursos presentes na linha iPhone 14. Ou seja, em desempenho, o aparelho não decepcionará.O iPhone 12 estreou o carregamento MagSafe, além da tela OLED no iPhone mais simples (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)

Outra coisa que chama atenção no iPhone 12 é o design, pois volta com a icônica moldura com cantos menos arredondados, vista no iPhone 5. A tela de 6,1 polegadas OLED também é ótima, oferecendo brilho muito superior ao LCD do iPhone 11.

Nas câmeras, o conjunto duplo de 12 MP mais a frontal de 12 MP são excelentes para redes sociais. Há gravação em 4K/60 fps com todas as câmeras, estabilização óptica (OIS) para vídeos estáveis, clipes em Dolby Vision HDR, cores vivas e pouco ruído no modo noturno.

Melhor iPhone barato para comprar em 2022

iPhone SE (2022)

Muita gente diz que não adianta comprar o iPhone SE (2022), mas acredito que ele tenha seu público, por isso aparece nesta como melhor iPhone barato para comprar em 2022.

O primeiro ponto em que o iPhone SE (2022) pode ser interessante é o design. Ele é idêntico ao iPhone 8, ou seja, traz uma tela pequena de 4,7 polegadas, podendo fisgar quem curte celulares muito compactos. Além disso, as bordas grossas abrigam o desbloqueio Touch ID, que era o padrão da Apple há alguns anos.

iPhone SE (2022) pode conquistar quem curte tela pequena e Touch ID (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)

No desempenho, o iPhone mais barato roda o poderoso A15 Bionic, do iPhone 13, que é uma das plataformas mais rápidas da atualidade. Segundo meu colega Felipe Junqueira, o iPhone SE (2022) não fica devendo em nada para os irmãos mais caros, rodando tudo que há na App Store com tranquilidade.

Na câmera, o único sensor de 12 MP tem desempenho muito similar ao do iPhone 13, o que é excelente. Grava em 4K com estabilização óptica de imagem (OIS), faz modo retrato de qualidade e ainda oferece ótima compatibilidade com redes sociais.

iPhones à venda que não valem a pena em 2022

Nossa recomendação de iPhones que não valem mais a pena em 2022 é qualquer modelo inferior ao iPhone 12. Por não serem mais vendidos oficialmente, seus preços podem ser mais altos que o normal, e as configurações presentes neles não estão mais conforme as tendências.

Sendo assim, iPhone 11 e iPhone SE 2020 não são mais as melhores escolhas para que deseja economizar e ainda ter um iPhone.

Caso você não consiga adquirir um iPhone mais recente, vale uma pesquisa mais minuciosa em outros aparelhos ou no mercado de usados, inclusive os citados nesta publicação. Aqui temos uma matéria dos principais modelos para se procurar nas opções de segunda mão.

Se você nunca comprou um iPhone usado e não sabe como verificar a integridade dos aparelhos, convidamos você a ler nossa matéria sobre dicas e orientações para fazer o melhor negócio.

Fonte: Canal Tech