[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Santo André fecha parceria com Etec Júlio de Mesquita para projetos em Paranapiacaba

Santo André fecha parceria com Etec Júlio de Mesquita para projetos em Paranapiacaba

Alunos dos cursos de Edificações e Design de Interiores vão elaborar estudos para restauro de imóveis da Vila

Professores e alunos do 3º módulo do curso de Edificações da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, em Santo André, levaram à Secretaria de Meio Ambiente projeto que visa elaborar estudos para restauro de quatro imóveis em Paranapiacaba.

A ideia é apresentar e discutir as propostas com a sociedade civil e os conselhos, como Condephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André); Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O secretário de Meio Ambiente de Santo André, Fabio Picarelli, ressalta a importância do interesse dos jovens em elaborar projetos futuros. “O envolvimento dos estudantes de Santo André é fundamental para a valorização do nosso patrimônio histórico de Paranapiacaba, que é de valor histórico inestimável”.

Os alunos aproveitaram o encontro para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais da história da Vila inglesa de Santo André.

“É uma grande oportunidade para os alunos abraçar projetos para a recuperação do patrimônio histórico da cidade e ajudar a Prefeitura a viabilizá-los”, afirma a responsável por Relações Institucionais da Etec Júlio de Mesquita, Suely Magini.

Em breve, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da instituição educacional irão agendar uma visita à Vila para iniciar o trabalho. Os alunos têm entre 16 e 17 anos e cursam o Ensino Médio.

| Texto: Anderson Afonso
| Fotos: Angelo Baima e Helber Aggio