Santo André vai seguir nova etapa da fase de transição do Plano São Paulo a partir de sábado (01º)

Santo André vai seguir nova etapa da fase de transição do Plano São Paulo a partir de sábado (01º)

De acordo com prefeito, Paulo Serra, níveis de ocupação de UTI e enfermarias caiu na cidade. Ônibus não têm mais limitação de horários

ADAMO BAZANI

A partir de sábado, 01º de maio de 2021, a cidade de Santo André, no ABC Paulista, vai adotar as regras da nova etapa prevista na prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo do governo do Estado contra a covid-19.

A informação é do prefeito, Paulo Serra, em transmissão pelas redes sociais na noite desta quinta-feira, 29 de abril de 2021.

Assim, as atividades que até então estão autorizadas a funcionar entre 11h e 19h, a partir de sábado (01º) poderão receber clientes entre 06h e 20h.

Entre estas atividades estão comércio de rua não essencial, galerias, shoppings, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias, cinemas, teatros, igrejas, entre outras.

As demais regras, como 25% de ocupação em cada um destes estabelecimentos.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 28 de abril, o governador João Doria anunciou que entre os dias 01º e 09 de maio passa a vigorar uma terceira etapa da fase de transição com horários mais flexíveis. A expectativa é que o Estado migrasse a partir de sábado para a fase laranja, mas o Centro de Contingência de Combate à covid-19 entendeu que as reduções em contágios, internações e óbitos não permitem ainda uma abertura maior.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/28/doria-prorroga-fase-de-transicao-ate-09-de-maio-com-horario-prolongado-de-comercio-e-servicos/

Na transmissão, Paulo Serra falou ainda que a ocupação dos leitos hospitalares está em 42% nas enfermarias e 56% em UTI para a covid-19.

Em torno de 25% da população vacinal (as idades aptas para serem vacinadas) já foram imunizadas, disse Serra.

O prefeito aguarda a oficialização por parte do Estado para novos grupos a serem vacinados, entre os quais motoristas e cobradores de ônibus.

De acordo com anúncio do governador, os rodoviários devem ser vacinados a partir de 18 de maio.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/20/audio-motoristas-e-cobradores-de-onibus-serao-vacinados-contra-a-covid-19-a-partir-de-18-de-maio-diz-doria/

TRANSPORTE:

Diário do Transporte mostrou que a SATrans (Santo André Transportes), que gerencia a mobilidade na cidade, informou que a partir do dia 24 de abril de 2021, quando entrou em vigor a segunda etapa da fase de transição, os ônibus voltaram a operar nos horários anteriores à fase emergencial.

Nas fases emergencial e vermelha, os coletivos eram recolhidos às 22h e só voltavam a circulas às 04h.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/04/23/onibus-em-santo-andre-voltam-ao-horario-habitual-a-partir-deste-sabado-24/

Os passageiros devem estar atentos, entretanto, em relação à frota, que está sendo ajustada de acordo com a demanda, segundo a prefeitura.

Empresas de ônibus de Santo André (Tarifa R$ 4,75):

– Consórcio União Santo André (linhas comuns): formado pela Viação Guaianazes, Viação Vaz, TCPN (Transportes Coletivos Parque das Nações), ETURSA (Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André) e EUSA (Empresa Urbana Santo André).

– Suzantur: opera o sistema tronco-alimentado da região da Vila Luzita até o centro de Santo André, de forma provisória até a licitação do sistema que deveria ter sido realizada em 2016.

Fonte: diariodotransporte.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *