[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Semasa fiscaliza áreas particulares de triagem e transbordo de resíduos

Semasa fiscaliza áreas particulares de triagem e transbordo de resíduos

Ação orientativa também aferiu a fumaça preta dos caminhões que prestam serviços nestes locais

Com o objetivo de orientar os proprietários de áreas de triagem e transbordo de resíduos de Santo André para o cumprimento da legislação pertinente ao gerenciamento de resíduos de construção civil, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou nesta semana uma série de vistorias nas empresas andreenses que atuam com este tipo de serviço. Além dos responsáveis, a autarquia também efetuou orientação junto aos transportadores de entulho que utilizam-se destes locais, inclusive com aferição da fumaça preta emitida pelos veículos a diesel.

A ação de fiscalização integrada entre os departamentos de Resíduos Sólidos e de Gestão Ambiental do Semasa é de caráter informativo, não punitivo, com vistas a orientar todos os envolvidos para o enquadramento junto às legislações vigentes.

No ano passado, Santo André se tornou a primeira cidade do ABC a aderir ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo Resíduos de Construção Civil, gerenciado pela Cetesb. O sistema é mais uma ferramenta de gestão que complementa o trabalho realizado pela autarquia na gestão de resíduos sólidos, especialmente junto aos grandes geradores, empreendimentos, empresas de caçamba, de transbordo de resíduos e aos transportadores que atuam na cidade.

As vistorias, que começaram dia 20 e seguem até o dia 27/10, buscam também cumprir com metas do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil, que apresenta as diretrizes para a geração, coleta e destinação final deste tipo de resíduo. A utilização do Sigor por parte dos empreendimentos, transportadores e estabelecimentos tornou-se obrigatória em dezembro de 2021. Em caso de dúvidas sobre o Sigor, interessados podem entrar em contato pelo e-mail sigor.rcc@semasa.sp.gov.br.

As aferições de fumaça preta integram as ações do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) e têm o objetivo de prevenir e combater a emissão de poluentes oriundos da queima do diesel em veículos automotores. A fiscalização ambiental do Semasa utiliza o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição. Os caminhões aferidos e que forem aprovados recebem um selo de participação do ProAr 2022, que indica que o veículo foi vistoriado e aprovado.

 

| Texto: Paloma Alvarez

| Fotos: Divulgação/Semasa