Suzano contrata jovens formados em projeto do Programa Voluntariar

Suzano contrata jovens formados em projeto do Programa Voluntariar

Só neste ano, a Suzano contratou 13 jovens colaboradores para a unidade de Suzano (SP) que foram alunos do curso de Operador de Processo de Produção do projeto Formare; iniciativa do Programa Voluntariar da Suzano em parceria com a Fundação Iochpe.

No Voluntariar, os colaboradores da Suzano se colocam à disposição para compartilhar conhecimento e talento através de projetos apoiados pela empresa, no qual o Formare está inserido. A iniciativa busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social e prepará-los para o mercado de trabalho.

Em Suzano (SP), o programa já formou 242 jovens. Deste total, a unidade do Alto Tietê já absorveu 78 colaboradores (32%) das 13 turmas entre o período de 2005 a 2019. Do total de formados, 154 estão inseridos no mercado de trabalho, o que corresponde a uma inclusão de 64%. Além disso, 118 ex-alunos do projeto continuam estudando.

“Mais do que os números e a absorção dos formandos no mercado de trabalho, é fundamental para nós verificar como a educação é um importante agente de transformação social, porque o curso capacita para o mercado de trabalho e abre mais oportunidades, mas também, incentiva a contínua formação pessoal e profissional”, destacou Elizabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Aqueles que concluem o curso ficam inscritos no banco de talentos da Suzano, e, quando surgem as vagas para novos colaboradores, há a consulta para participarem do processo seletivo da empresa.
Nathaly Silva de Souza, 20 anos, fez o curso em 2019, e foi contratada em setembro deste ano pela Suzano como treinando da recuperação e utilidades, na área de tratamento de águas e efluentes. “O curso da Formare foi um divisor de águas na minha vida profissional, pois estava terminando o Ensino Médio e o curso técnico de química, e nunca havia trabalhado. O Formare foi quem abriu a oportunidade para o meu primeiro emprego, foi ali que eu aprendi a me tornar uma profissional e, também, uma pessoa melhor, porque além do conhecimento técnico tem a formação pessoal”, destacou a recém contratada.

Além de Suzano (SP), o Formare também oferece formação profissional nas unidades de Imperatriz (MA) e Mucuri (BA). A última turma do curso se formou em fevereiro deste ano, e em virtude da pandemia do novo coronavírus, a próxima está prevista para 2021, em uma versão online com o apoio da Fundação Iochpe. As inscrições já aconteceram e o processo seletivo está previsto para dezembro.

Benefícios

O curso tem duração média de dez meses. Durante esse período, os jovens terão capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas (formação teórica e prática), atendimento ambulatorial, alimentação, transporte, uniforme e material escolar e seguro de vida.

Voluntariar

O programa Voluntariar é uma atividade que envolve os colaboradores e familiares da Suzano, com o objetivo de promover o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social do nosso público interno, familiares e parceiros, e trabalhando de forma colaborativa pela educação, diversidade e sustentabilidade, em diversos projetos.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *