[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Suzano Se Destaca Em Sete Rankings Nacionais Ao Longo Do Ano De 2021

Suzano Se Destaca Em Sete Rankings Nacionais Ao Longo Do Ano De 2021

Levantamento de diferentes áreas apontam o município como referência

O ano de 2021 termina com Suzano se destacando em pelo menos sete rankings oficiais voltados a diferentes áreas da administração pública. Ao longo deste período, o município administrado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi foi referência citada no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), no Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2021, na análise de Capacidade de Pagamento (Capag), no Ranking do Saneamento 2021, no Ranking de Competitividade dos Municípios, no Ranking Cidades Amigas da Internet e no Ranking de Execução Orçamentária.

Logo em janeiro, Suzano apareceu pela primeira vez no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). O levantamento nacional, desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a organização Endeavor, incluiu o município na 32ª posição. No mês seguinte, em fevereiro, a cidade marcou presença pelo segundo ano consecutivo no Desafios da Gestão Municipal (DGM), estando entre os cinco municípios que mais avançaram no País. De acordo com a análise, Suzano ganhou 25 posições na década e duas colocações em comparação ao ano anterior, estando na 27ª colocação nacional.

Já em abril, pelo terceiro ano consecutivo, Suzano alcançou a nota máxima na análise de Capacidade de Pagamento (Capag), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia. Na oportunidade, o município conseguiu a classificação “A”, repetindo em 2020 o feito verificado também nos anos de 2019 e 2018, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças.

No mesmo mês, o Ranking do Saneamento 2021, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados, apontou Suzano com o 10º melhor Saneamento Básico do País, considerando as cem maiores cidades brasileiras. De 0 a 10, a nota conferida ao serviço oferecido aos munícipes suzanenses é 8,65, conforme os parâmetros analisados. A cidade ainda possui o melhor saneamento do Alto Tietê e é o 6º melhor do Estado. Em relação ao ano anterior, quando ocupava a 15ª colocação no ranking, a cidade avançou cinco posições. Já em 2019, o município estava em 22º lugar.

Em novembro, foi a vez do Ranking de Competitividade dos Municípios apontar o território suzanense como aquele que mais avançou em um ano na região do Alto Tietê, alcançando cinco novas posições. O levantamento elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) analisa 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos dispostos em instituições, sociedade e economia.

No último mês do ano, em dezembro, Suzano seguiu se destacando com presença no Ranking Cidades Amigas da Internet 2021, organizado pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), pela Conexis Brasil Digital e pela Teleco Comunicações. O levantamento incluiu Suzano na 8ª posição nacional, sendo a melhor colocação na história, graças às práticas implementadas para aprovação de projetos e avanços tecnológicos. A posição ainda garantiu a liderança da cidade em âmbito regional, estando também à frente de capitais como Rio de Janeiro (17º), Belo Horizonte (23º) e São Paulo (24º).

Por fim, Suzano se apresenta na primeira posição do ranking de Execução Orçamentária previsto em análise do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), formado pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). O levantamento, que considera 41 cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes no período de 2018 a 2020, coloca o município na primeira posição, com nota 10 e superávit em 9,52% da receita.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, as conquistas observadas em 2021 trazem muito orgulho e ainda mais motivação. “A cada novo destaque e posição alcançada nos alegramos, porque isso mostra o resultado do trabalho proposto lá no início. Ninguém faz nada sozinho e nada acontece no imediatismo. Neste fim de ano, agradeço o empenho e a dedicação de cada colaborador que nos ajuda diariamente a colocar a cidade para frente”, disse.

Créditos das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano