Transformação digital chega ao comércio de carros usados e seminovos

Transformação digital chega ao comércio de carros usados e seminovos

Organização de estoque, avaliação em 360° dos veículos e integração com portais de vendas e de geração de leads são algumas das funcionalidades de um sistema desenvolvido pela Autoconf, de Curitiba

 

Rodrigo Dal Bello, CEO do Autoconf, com nova tecnologia em gestão de lojas de veículos na palma da mão.

 

O crescimento no mercado de carros usados e seminovos no Brasil anima as revendas, mas traz um desafio: manter-se competitivo em um cenário em que a concorrência se acirra. Na transformação digital, as empresas do ramo encontraram uma solução tecnológica que desata um dos principais nós: a gestão do empreendimento.

Uma plataforma online, acessada na palma da mão, pelo celular, permite realizar todo os fluxos do processo, da avaliação do veículo recebido até a conclusão da venda para o consumidor final. A ferramenta é integrada ao site da loja e aos principais portais de anúncios de veículos, e pode ser aberta on-line ou off-line.

O sistema foi desenvolvido pela Autoconf, empresa de tecnologia de Curitiba. A solução ultrapassou os limites do Paraná e já é utilizada por 196 lojas de revenda de veículos usados e seminovos em todo o Brasil.

Entre elas, a Life Car, de Fortaleza. Da capital cearense, o gestor da revendedora, Leonardo Girão, comemora o salto de qualidade obtido com a administração do negócio, após adquirir a plataforma. A decisão de utilizar o sistema ocorreu em junho de 2020, justamente no período inicial da pandemia de covid-19, quando as restrições de circulação impactavam o mercado de um modo geral, e era preciso buscar saídas para minimizar esses efeitos.

“De imediato, o primeiro ganho veio com a organização do estoque. Também da avaliação precisa do veículo. Você tem a clareza de quanto o produto vai custar. O sistema dá todo esse passo a passo. De maneira rápida. E isso significa ganho financeiro, porque tempo é dinheiro, é o principal ativo hoje”, declara Girão, conhecido entre os colaboradores e clientes como Léo.

O ganho financeiro a que se refere o lojista ocorre ainda pela diminuição de custos no processo de avaliação do veículo recebido e de preparação dele para a revenda. Há redução de riscos de erros de diagnóstico e decisão, o que permite “negociação sadia” com os clientes, nas palavras do gestor. “É um investimento [a aquisição da plataforma] que tem retorno”, sublinha.

O revendedor de Fortaleza cita ainda a geração de leads (oportunidade de negócios). Fato destacado também pelos irmãos Henrique Ikeahara e Gilberto Ikehara, proprietários Seiko Automóveis, localizada em Bauru, interior de São Paulo. A loja também incorporou o sistema da Autoconf em junho de 2020. Passado mais de um ano e meio, e os incrementos na gestão do empreendimento são consideráveis, assinalam.

“Depois de uma fase de adaptação, conseguimos deixar ‘redondinha’ [a solução em relação à dinâmica da loja]. Tudo funcionando como uma orquestra. O principal ganho foi na organização dos processos. A avaliação dos carros, que fazíamos operacionalmente, agora é feita pela plataforma. Passamos a cuidar da parte estratégica do negócio”, relatam os donos da Seiko Automóveis.

De fato, a avaliação em 360º feita pela solução é um dos destaques da tecnologia desenvolvida pela Autoconf. “Os carros são avaliados da mesma forma, e projetados em um simulador de compras, que indica o valor real de cada veículo”, frisa o fundador e CEO da Autoconf, Rodrigo Dal Bello, que conduz a empresa junto com Ernesto W. Filho. Com isso, salientam, é possível obter melhores margens com as vendas.

A integração que a plataforma faz entre os carros apresentados no site das lojas e os portais de vendas na web e de gestão de leads – como Mercado Livre, Mobi Auto, OLX, Webmotors, @Icarros, Só Carrão, entre tantos outros – dá visibilidade aos produtos em comercialização. O que beneficia tanto revendas de maior porte como aquelas menores, localizadas fora dos grandes centros, com menor poder de despender em publicidade.

Com a solução, a Autoconf vem registrando crescimento, acompanhando o aquecimento do mercado de venda de carros usados e seminovos. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), levantamento encerrado em novembro apontava aumento de quase 25% nas vendas nesse nicho de mercado, em 2021, em comparação com o ano anterior.

Por sua vez, a Autoconf dobrou o faturamento em 2021 e ampliou em 150% sua base de clientes. “Atingimos 100% das metas que planejamos para o ano”, celebra o head de Marketing da empresa, Ramon Lemes. Para 2022, o objetivo é crescer ainda mais: triplicar o faturamento e dobrar a base de clientes.

MAIS INFORMAÇÕES
• Sobre a Life Car: <https://lifecarveiculos.com.br/>
• Sobre a Seiko Automóveis: <https://seikoautomoveis.com.br/>.
• Sobre a Autoconf: <https://autoconf.com.br/>

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