Vencedores do Prêmio de Jornalismo da AMIG serão conhecidos no dia 17 de agosto

Vencedores do Prêmio de Jornalismo da AMIG serão conhecidos no dia 17 de agosto

Entrega da premiação será realizada no dia 23 de agosto, durante o Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

A AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil) vai divulgar no dia 17 de agosto os nomes dos vencedores da primeira edição do “Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco”. A premiação avalia produções jornalísticas de todo o Brasil em duas categorias: “Texto” (publicações em jornais, revistas, sites e blogs) e “Áudio/Vídeo” (emissoras de rádio, TV e podcasts). O prêmio tem como objetivo estimular e reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação na promoção do debate público sobre o setor da mineração no país.

          

A banca avaliadora do prêmio é composta por Isaura Mourão Generoso, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e professora do curso de Comunicação – Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Nair Prata Moreira Martins, profissional em emissoras de rádio por mais de 15 anos, formada em Jornalismo pela UFMG e doutora pela mesma instituição;  e Daniel Reis Silva, doutor em Comunicação Social pela UFMG, professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Os representantes da AMIG que compõem a banca são  a economista Luciana Mourão e o consultor de Relações Institucionais e Econômicas,  Waldir Salvador de Oliveira. 

 

O resultado será publicado no site www.amig.org.br e o primeiro colocado em cada categoria vai receber prêmio de R$ 20 mil; para o segundo lugar, o valor é de R$ 10 mil. A solenidade de entrega do prêmio será no dia 23 de agosto durante a  quarta edição do Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Belo Horizonte.  

 

Sobre o IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores 

Chegando à sua quarta edição, o Encontro Nacional dos Municípios Mineradores será realizado nos dias 22 e 23 de agosto e vai abordar aspectos importantes para gestores e agentes públicos de municípios mineradores ou que são afetados pela atividade da mineração. Tendo como tema geral “Por Dentro da Mineração”, a programação é ampla e inclui tópicos relativos à gestão, legislação, implantação de lavras e licenciamento ambiental, entre outros. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site https://www.ivencontroamig.org.br.

 

o Encontro promoverá debates sobre os seguintes temas:  “Necessidade de revisão da Lei Kandir e do Código de Mineração”; “Os desafios e oportunidades para os municípios em face dos empreendimentos minerários existentes e em implantação”; “O processo minerário e as possibilidades de intervenção do município”; “Fiscalização de barragem, CFEM e caducidade”; “O processo de licenciamento ambiental e as possibilidades de intervenção do município”; e “Regulação e fiscalização da atividade minerária”. Os painéis e debates terão participação de integrantes da AMIG, representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais, além de geólogos, engenheiros e especialistas em barragens.

 

Sobre a AMIG

A AMIG é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989, que representa, junto aos poderes públicos, as cidades que desenvolvem atividade mineral, assim como aquelas que são impactadas pela atividade minerária. A entidade promove a defesa dos interesses e direitos dos municípios mineradores na ascensão do desenvolvimento sustentável, com a geração de investimentos para a melhoria da qualidade de vida e a conquista por recursos para infraestrutura, saúde, educação e preservação do meio ambiente.