[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Vera Martins deixou um legado intenso no colunismo social do país

Vera Martins deixou um legado intenso no colunismo social do país

Sempre destemida e de atitude, Vera Martins tem história consagrada com parcerias e vitórias

 

Abrimos o Espaço Brasil do nosso site Abraccone com justa e merecida homenagem à jornalista Vera Martins, de saudosa memória, lembrada por todos nós.

Quem é da velha guarda do colunismo social e conviveu com ela, é ciente que Vera Martins é muito além desse resumo que fazemos hoje aqui. E quem é da nova geração do colunismo social e está ouvindo e lendo sobre Vera Martins que fique a certeza que nós herdamos de ssa grande guerreira um legado imenso e intenso no jornalismo social brasileiro.

 

A jornalista e pedagoga Vera Martins, idealizadora e presidente da Abracos e depois Febracos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais, nasceu em Aguaí e estudou em São João da Boa Vista, cidade universitária, e, de lá foi para São Paulo.

Passou pelo jornal A Gazeta, A Gazeta Esportiva, pelo Diário Popular e por fim no Diário de Notícias. Fundou a entidade máter dos colunistas sociais, e é sua presidente vitalícia, arregimentando colunistas sociais de todo o Brasil, aferidos em 900 colunistas especializados da crônica social.

Na década de 80, Vera Martins começou no jornal A Gazeta Esportiva de São Paulo uma coluna diária chamada AQUARELA que enfocava os acontecimentos do Interior paulista. Sendo assessora de imprensa do FUMEST, órgão responsável pelas 40 estâncias do Estado de São Paulo e vinculado à Secretaria de Esportes e Turismo do Estado, Vera Martins abrangia o Interior em todos os pontos de vista.

Na seqüência, a coluna AQUARELA estendeu seus tentáculos por todo Interior paulista. Foi uma pessoa querida pelos colunistas sociais, detentora de grande prestígio e respeito em sua carreira profissional.

No seu curriculum, inúmeras funções que denotam capacidade intelectual e de gestão como a da Apacos- Associação Paulista de Colunistas Sociais, que esteve sob sua responsabilidade por muitos anos.

Sob sua batuta, foi criado em 8 de Dezembro o Dia do Colunista Social, data esta oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo, através do projeto de lei do deputado estadual Cel Edson Ferrarini.

 

Em Agosto de 2008, em Cuiabá, MT, foi realizado o 17º Congresso Anual da Febracos e a presidente Vera Martins recebeu na Assembléia Legislativa de Mato Grosso a Medalha Marechal Rondon, outorgada pelo presidente daquela egrégia Casa de Leis, deputado Sérgio Ricardo.

Em 24 de janeiro de 2014 nos despedimos de Vera Martins com grande saudade.

 

Fonte: abraccone.com.br