[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Visite Guarujá promove uma série de ações sustentáveis

Visite Guarujá promove uma série de ações sustentáveis

Economia Circular, Prateada, inclusão, segurança, meio ambiente, saúde, bem-estar e solidariedade são temas que mobilizam a sociedade civil organizada e agregam atrativos turísticos em Guarujá

Guarujá sedia uma série de eventos organizados pela sociedade civil, a exemplo do 1º Workshop do Turismo da Maturidade, que será realizado no dia 19 de outubro, a partir das 15h30. Na pauta, as oportunidades da Economia Prateada, constituída pela população com 50+.

 

Apoiado pelo Casa Grande Hotel Resort & Spa e Delphin Surf Hotel, o Visite Guarujá, a convite do Grupo de Turismo que integra o Projeto Guarujá 2034, mobiliza a participação do trade turístico, de lideranças de várias entidades e do comércio varejista local para as palestras que serão conduzidas por Fabio Nogueira, presidente do Instituto da Longevidade (IOL), e do sócio e fundador dos bem-sucedidos hotéis da Rede dos Sonhos, José Fernandes, 100% acessíveis.

 

Economia Verde

A ONG Link Tecnologia Social, sediada em Guarujá, parceira do Visite Guarujá e do Projeto Desafio Circular, iniciativa presente em vários países para promover a Economia Circular e Sustentabilidade, receberá, dia 20 de outubro (sexta-feira), a visita de estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) Francisco Morato, vencedora da edição 2022, alinhada ao projeto RecycleWays, integrando Turismo e Sustentabilidade. “Implantado em 2019, o RecycleWays propicia não apenas aprendizagem significativa e lazer, mas também geração de renda para famílias de uma das cidades mais carentes do Estado de São Paulo”, destaca Fernando Lins, Secretário Geral do Conselho de Administração da ONG Guarujaense.

No ano passado, o RecycleWays ganhou o prêmio Desafio Circular 2022, promovido pelo Movimento Circular, em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A iniciativa reúne pessoas e organizações empenhadas na transição da economia linear para a circular, por meio da educação e da cultura e reconhece trabalhos que dialoguem com os preceitos da economia circular. Com o prêmio, a escola recebe uma série de benefícios.

Inclusão

No próximo dia 21 de outubro, das 8h00 às 17h00, a praia do Guaiuba – uma das 27 praias que emolduram a Ilha do Dragão preservada por duas áreas de proteção ambiental, que correspondem a mais de 65% de todo o território municipal – será o palco para a realização do “Dia de Praia Inclusiva”. Evento confirma a vinda de cinco ônibus lotados de moradores da cidade de Americana.

“No próximo sábado, vamos reunir cerca de 90 Pessoas

Com Deficiências (PCD´s), das quais 43 são cadeirantes e mais 115 acompanhantes, para que juntas vivenciem experiências memoráveis de acesso ao mar, graças aos equipamentos anfíbios criados sob medida para garantir a segurança e o bem-estar de todos”, informa Armando Fantini, gestor do Projeto Praia Acessível & Lazer Inclusivo, fundador e diretor da Refresh Brazil, sediada em Guarujá

 

Criada em 2007, com foco no desenvolvimento e soluções inteligentes para o lazer inclusivo, que inclui Pessoas com Mobilidade Reduzida (PMRs), a Refresh Brazil mantém termo de cooperação com o Guarujá Convention and Visitors Bureau. “Os vários eventos dedicados às PCDs e PMRs fortalecem a imagem de Guarujá como destino turístico acessível e cada vez mais procurado por visitantes do Brasil e exterior alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, comenta Sandra Chiamulera, diretora executiva do Visite Guarujá.

 

Matéria-prima para ressignificação

Também com total apoio do Visite Guarujá, do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GB Mar), da Marinha do Brasil, do Iate Clube de Santos e da Lala Jet – Passeios de Jet Ski e Lanchas, localizada no Canto do Tortugas, entre outras entidades não governamentais, sob a coordenação do Instituto EducaSurf, foi realizado no último dia 22 de setembro, mutirão de limpeza do lixo industrial e urbano do Rio Santo Amaro, fronteira natural e política que separa o município de Guarujá do Subdistrito de Vicente de Carvalho.

“Iniciativa contribui com a compreensão da importância do Sistema de Macrodrenagem do Rio Santo Amaro no município de Guarujá e promoção de novos hábitos e costumes visando à melhoria contínua nas condições sanitárias e ambientais do Bairro do Santo Antônio e adjacências, incluindo a construção de piscinões que servirão para acabar com os alagamento nos bairros mais próximos, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, afirma Willian Antônio de Souza Pinto, Coordenador Nacional do Projeto Salva Vidas e presidente do Instituto EducaSurf.sobre um grande problema do mundo moderno.

 

Ou seja: o lixo no mar e nos rios, que polui e danifica a qualidade dos recursos hídricos e acaba por colocar em risco a saúde da população. A experiência favorece a disponibilidade de material não perecível retirado da natureza para ser ressignificado e gerar renda capaz de viabilizar viagens pedagógicas à população residente, que potencialmente são escaláveis para toda a rede de ensino pública