Programa Empreendedoras Braskem forma 45 mulheres no ABC
A iniciativa, que está em sua 5ª edição, tem o objetivo de promover o desenvolvimento local focado na capacitação profissional e empoderamento econômico de mulheres empreendedoras
O Programa Empreendedoras Braskem, criado para promover o desenvolvimento local e aumentar a empregabilidade por meio do empreendedorismo social, acaba de concluir sua 5ª edição com 45 mulheres formadas. A cerimônia foi realizada segunda-feira (09) no Auditório da companhia no ABC, e contou com a presença de Renata Bley, Diretora de Relações Institucionais, Cristiana Lapa Wanderley Sarcedo, Vice-Presidente Jurídica, e demais colaboradoras.
Desde seu início em 2019, o Programa Empreendedoras Braskem já formou mais de 150 mulheres em suas cinco edições, com um total de mais de 1.500 inscritas. Para participar, a aluna não precisa ter negócios estabelecidos, mas interesse em empreender, formal ou informalmente, e que busque crescimento profissional e pessoal.
Destinada às mulheres residentes na região próxima ao Polo Petroquímico do ABC, a iniciativa contribui com a economia regional por meio da parceria com a ‘’Empreende Aí’’, escola de negócios da periferia para periferia que desenvolve a mentalidade e o comportamento empreendedor por meio da metodologia do curso ‘’Despertando o Empreendedor’’.
“Esse projeto permite que a companhia incentive o crescimento e a inclusão de mulheres com o próprio negócio e o empreendedorismo. É uma ação não apenas de empreender, mas sim de empoderar as mulheres”, afirma Bruna Vitoria dos Santos, gestora da capacitação representando a Braskem.
Durante o programa, as participantes tiveram aulas sobre Autoconhecimento e Ideação, Público Nicho e Mercado, Modelo de Negócio, Produto Mínimo Viável, Vendas, Comunicação e Marketing, Gestão Financeira, Formalização dos Negócios, Storytelling e Pitch.
Com o intuito de apoiar as participantes a perceberem e impulsionar seus negócios além de colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante a capacitação, uma avaliação de pitch foi realizada e os três que mais se destacaram receberam um recurso semente de incentivo e impulsionamento de seu negócio.
A primeira colocada foi Viviane Romero, com o empreendimento Delícias La Ticas; o segundo lugar Michelle Moreira com apresentação do negócio Flor de Salsa e em terceiro lugar para Keliane Pagani com a empresa Pagani Aroma e Arte. Todas as participantes receberam certificado de conclusão do curso.
“A Braskem tem como objetivo melhorar a vida das pessoas que moram no entorno de nossas unidades industriais e acreditamos no poder do empreendedorismo como canal de transformação. E o Programa Empreendedoras Braskem, além proporcionar às mulheres ferramentas e conhecimentos que gerem mudanças reais e sustentáveis em suas vidas, contribui significativamente com o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais, refletindo o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social”, destaca Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.