Santo André recebe finais do Campeonato Paulista de Basquete Feminino
Ginásio do Parque Celso Daniel será palco para partidas decisivas entre Santo André e Campinas
– Pela quarta vez consecutiva, Santo André está na final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. Mas, diferentemente das outras três oportunidades, desta vez as andreenses vão decidir o título em casa, em frente à torcida, no Ginásio do Parque Celso Daniel, contra o Unimed Campinas.
O primeiro confronto entre os times está marcado para esta sexta-feira (29), no Ginásio do Tênis Clube Campinas, a partir das 19h. O segundo duelo, na segunda-feira (2), está previsto para acontecer no ginásio do Celso Daniel, novamente às 19h. Caso seja necessário o terceiro e decisivo embate, será novamente na quadra andreense, quarta-feira (4), às 19h.
“Santo André tem um legado no basquete e chegar a mais esta final é a continuidade de um trabalho de muito tempo. É inclusive um time que tem um importante trabalho nas categorias de base, chegou às finais no Paulista Sub-18 (ficou com o bronze), está na final do Paulista Sub-20, e que tem como pilar a Arilza Coraça, que participou de toda a trajetória do nosso basquete feminino, desde os tempos de Pirelli, como jogadora, auxiliar, treinadora, coordenadora”, destacou o secretário de Esporte e Prática Esportiva, Marcos Fernandes Filho.
E o trabalho de base realizado em Santo André, de fato, reflete no sucesso da equipe principal, que conta no elenco com jogadoras formadas na casa, como Sassá, Yasmin, Marcella, Isinha, e outras atletas do sub-20 que freqüentam o time de cima, como Giovanna, Rayssa e Ana Clara Silva.
Caso suba ao lugar mais alto do pódio, Santo André pode se tornar a segunda cidade com o maior número de títulos do Campeonato Paulista de Basquete Feminino, com nove. Isso porque o CA Pirelli foi campeão em três oportunidades (1966, 1975 e 1976), enquanto o Santo André soma outros cinco troféus (1995, 2011, 2016, 2017 e 2018). O representante andreense tem ainda 16 vices, incluindo nas últimas três edições (2021, 2022 e 2023). A líder em campeonatos é Piracicaba, que soma dez conquistas (cinco com o XV de Novembro e cinco com a Unimep).