2º DIA DA EXPO FESTAS VIRTUAL

2º DIA DA EXPO FESTAS VIRTUAL

Lives do dia 28 trouxeram muita informação para empresários e empreendedores que querem melhorar o resultado de seus negócios. Acompanhe os principais assunto abordados a seguir.

DICAS PARA EMPREENDER

A decoradora de festas Tabita Cintra abriu a programação com uma verdadeira aula de como a crise pode se converter em oportunidade. Com o cancelamento das celebrações a partir de março, ela fez uma leitura de mercado e ofereceu um novo formato para seus clientes.

Assim, nasceu o Pocket Car, um móvel compacto que já fazia parte do acervo de Talita e foi turbinado para se transformar num verdadeiro pacote de festas, com decoração customizada, bolo de 1 quilo e 50 docinhos (quantidade ideal para atender apenas ao núcleo familiar) e um dos diferenciais de seu ateliê, os arranjos de flores permanentes.

A solução virou febre entre os decoradores e logo se transformou em tendência que veio para ficar, garante Tabita. “Pode investir porque não é uma modinha que vai passar. Além disso, dá para usar como acessório em eventos temáticos”.

MULHERES INSPIRADORAS

MARKETING DIGITAL

Marcando a participação de grandes parceiros da Expo Festas e Parques, a live seguinte reuniu mulheres inspiradoras: a presidente da Adibra, Vanessa Costa, e a diretora-executiva do Sindepat, Carolina Negri, e as diretoras das empresas Da20 Cenografia, Fabiane Maimone, e do complexo aquático Magic City, Silvana Silva, em painel com moderação de Cyntia Carneiro, da Adibra.

Cada uma delas transmitiu suas experiências e soluções criativas para minimizar o impacto da pandemia nos negócios, uma vez que os parques não puderam manter suas atividades. Vanessa destacou a criação de um protocolo do setor com as melhores práticas dos grandes players do mundo e do Brasil, e o apoio regional aos associados dependendo da situação da pandemia em suas cidades e estados.

O Sindepat, lembrou Carolina, buscou medidas para dar fôlego financeiro tanto para a entidade, com a adoção da sede virtual, quanto para os associados. No complexo Magic City, o treinamento das equipes e a racionalização de custos foram fundamentais. Já no caso da Da20 Cenografia, a pandemia acelerou decisões que já estavam no radar da empresa, como aumentar a presença online e repensar a necessidade da ampla estrutura na capital paulista.

Vanessa Costa, da Adibra, destacou ainda a força do associativismo: “Todas associações ganharam representatividade muito forte nesta crise, pois os empresários perceberam a necessidade de se virem representados nas esferas governamentais”.

BATE-PAPO

“Antes de qualquer coisa, marketing digital é marketing”. Com esta afirmação, Vivi Madureira deixou claro em sua apresentação que estar nas redes sociais nos dias de hoje é essencial, mas que o posicionamento e a construção da marca começam antes das postagens. “Quando você atende o cliente da melhor forma ou cria um projeto diferenciado, isto é marketing”, ensina.

Ela lembra também que virar referência na internet é um trabalho de longo prazo e não pode ficar restrito a um único ponto de contato – uma rede social específica – e a partir daí descreveu as vantagens de cada uma delas.

Segundo Vivi, um blog ou site com sua marca é o início da profissionalização; no Instagram, o conselho é utilizar todos os recursos e caprichar na descrição da Bio; no Facebook, participar de grupos onde está seu público de interesse; o Pinterest é ideal para espalhar imagens do seu produto; o Youtube transmite autoridade quando você se posiciona como o especialista que ensina seu cliente; o Google Meu Negócio, ainda pouco explorado, aumenta as chances de ser encontrado; e o WhatsApp facilita o contato.

RECEITA DO SUCESSO

Uma das estrelas desta Expo Festas by Asbrafe Virtual, Renata Pretti bateu um papo virtual com os visitantes. Claro que qualquer conversa com a @loucaporfestas, por mais informal que seja, é cheia de dicas e ensinamentos. Como influenciadora com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, ela reforçou o marketing digital: “Cada vez mais você vê a importância de as empresas estarem no digital, em vários canais”.

Respondendo diretamente aos visitantes, Renata ressaltou a importância do uso de hashtags para aferir o alcance das postagens e de manter a frequência de postagens. Também deu dicas para gravar vídeos, como uso microfone e da iluminação e, mais importante, mostrar o rosto. “Eu sei que as pessoas têm uma empresa por trás, um monte de coisas para fazer, mas dedique 20 minutos do seu dia para divulgar seu trabalho nas redes sociais”, reforçou.

Renata ensina que é essencial postar nos stories do Instagram todos os dias, para marcar presença e evidenciar seu perfil, de modo que ele não vá para o “final da fila”. Ela tocou num ponto fundamental, que é a segurança, pois o prejuízo de ter o perfil hackeado é muito grande. Para isso, bastam medidas simples, como configurar a conta do Instagram para fazer a autenticação em duas etapas ou até mesmo utilizar aplicativos indicados pela própria rede para fazer esta autenticação.

Na última live do dia, Juventino “Tino” Scotti, decorador de festas infantis de Florianópolis/SC há dez anos, tratou de um aspecto bastante explorado, mas pouco compreendido da profissão: o sucesso. Para ele, não existe uma definição única para esta palavra, pois cada um determina o que ele significa, uma vez que o sucesso está ligado diretamente ao objetivo de vida individual.

“Você tem objetivos claros de onde você está e aonde você quer chegar?”, questionou. Tino explicou que esta questão é fundamental porque muitas pessoas confundem “sucesso” com, por exemplo, número de seguidores ou curtidas, mas no fundo não se sentem realizadas. Outro erro comum é considerar situação financeira ou posição na empresa como sucesso. “Não! Sucesso chega no momento em que você consegue atingir a paz interior, quando todos os aspectos da sua vida estão equilibrados”.

Tino reforçou que sucesso e propósito estão intimamente ligados. “Eu me sinto bem-sucedido porque o maior propósito no meu trabalho é realizar o sonho das pessoas”.

Amanhã (29) tem muito mais na Expo Festas Virtual! 

Fique ligado!

Acesse plataforma de inscrições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *