[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Discurso de Ricardo Roman Jr. – Conotel 2020

Discurso de Ricardo Roman Jr. – Conotel 2020

Boa tarde a todos – e todos sejam bem-vindos!

Em primeiro lugar, manifesto minha honra pela oportunidade de anfitrionar ilustres representantes do Turismo e da Hotelaria Nacional, nessa edição ousada, necessária e histórica do Conotel, que se realiza juntamente com a Semana da Hospitalidade da Equipotel.

Em nome da Diretoria e dos Associados da ABIH-SP, meus cumprimentos ao ilustre comandante dessa edição, Milton Vasconcelos – Presidente do Conotel 2020; ao emérito batalhador, que é Manoel Linhares – Presidente da ABIH Nacional; à sempre carismática e competente Érica Drumond – VP da ABIH Nacional; ao deputado Marcelo Álvaro Antônio – Exmo. Ministro do Turismo; ao Exmo. Gilson Machado – Presidente da Embratur; e ao ilustre participante internacional, Raul Martins – Presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, que vai proferir, nesse encontro, Palestra Especial.

Meus amigos: reitero a todos que é uma honra singular da Hotelaria Paulista receber, em São Paulo, essa edição especial e emblemática do Conotel. Os eventos híbridos, planejados e concebidos por profissionais dotados de notória expertise, dentro dos padrões e protocolos estabelecidos, já passaram a fazer parte do Novo Normal… E funcionam cada vez melhor, porque todos estamos aprendendo.

Todos nós, invariavelmente, estamos revendo conceitos. O Planeta mudou, as cidades mudaram, nossas relações Profissionais e Sociais também. A Cultura da Posse deu lugar ao uso, experiências são mais importantes que ter. Usufruir tem mais valor que comprar. As certezas de ontem, em muitos casos, ficaram obsoletas. Perderam o prazo de validade. Tudo precisa ser revisto, repensado, realinhado. Bem vinda a tecnologia !

Inovação é igual a invenção mais comercial, os Dados hoje são o novo Petróleo, repetição não cria memórias novas. Experiências SIM.

Hoje promovemos nossos hotéis para o mundo com os mesmos recursos usados, dez anos atrás, para promovê-los em nossas cidades.

A Individualização superou a média.

A tecnologia transfere o poder de poucos para muitos. A Sociedade virou presidente da propina vida. Passamos a moldar o que usamos, ditar como interagimos e demandar soluções cada vez mais exclusivas, originais e personalizadas.

As nossas forças estão nas diferenças, não nas semelhanças.

As coisas mudarão, independentemente da nossa vontade. Nenhuma Lei, Politica ou Regra será capaz de evitar as transformações em curso.

Estamos reinventando o modo de interagir e de se comunicar. Claro que se trata de um processo doloroso, sob muitos aspectos. Mas os desafios nos tornaram mais ágeis, pragmáticos, realistas, fortes e, tudo índica, mais humanizados.

Confesso que, com criatividade, desejo de encontrar alternativas, sentimento de união e foco no nosso negócio, tanto cada um de nós como nossas empresas sairemos fortalecidos. “O futuro chegou”! E é uma emoção sem tamanho fazer parte do formidável ecossistema da transformação.

Encerro estas breves palavras com uma deferência carinhosa ao caro Manoel Linhares, nosso presidente da ABIH Nacional, pelo dinamismo, capacidade de articulação e zelo que ele tem pela hotelaria nacional. Sei que o presidente Manoel Linhares gostaria que o evento fosse presencial, assim como a maioria de nós, presumo. Porém, ele não hesitou em apoiar, integralmente, a edição especial no formato híbrido, para que todos pudéssemos renovar a conexão entre as pessoas, o networking, a troca de informações e de conhecimento. E assim, a hotelaria nacional reafirma seu protagonismo e sua crença no novo turismo brasileiro.

Para concluir, gostaria de citar uma frase do Mauricio Benvenute da Startse:

“Em vez de manter, é romper. Em vez de preservar, é desafiar. Em vez de aceitar, é questionar”

Muito obrigado!