[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Anapa participa do XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Anapa participa do XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional

  A Anapa – Associação Nacional dos Produtores de Alho, fundada Há 45 anos estará presente pela primeira vez como expositora no Congresso e lança a Campanha “Alho Brasileiro – O melhor Alho do Mundo” é o tema da Campanha da ANAPA em defesa do alho Nacional

 

O XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional acontece de 14 a 16 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca-SP e reúne mais de cinco mil nutricionistas e profissionais da saúde do Brasil e do exterior.

A Anapa e os números da produção de alho nacional 

A Anapa representa os interesses dos produtores rurais em nível nacional. Atualmente, segundo o IBGE, há 509 municípios com a cultura do alho. Os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, concentram 92% dessa produção. Em 2022, a produção nacional chegou a 250 mil toneladas com uma área de plantação de 18 mil hectares. O setor representado por essa cultura emprega 300 mil trabalhadores direta e indiretamente, sendo 16 postos de trabalho por hectare, e renda para mais de 5 mil agricultores familiares. A produção nacional atende 60% do alho consumido no Brasil.

A safra de 2023 tem previsão de 20 milhões de caixas de 10kg e 16 mil hectares, distribuídos da seguinte forma: Cerrado com 13.300 hectares, região sul com 2.200 hectares e outros com 500 hectares. O brasil soma 41 mil propriedades de alho, sendo 87% agricultores familiares.

Sobre as importações

A Argentina representa o maior volume de alho importando pelo Brasil, com 83,7% do total, seguido da China com 15,3% e outros mercados 1%.

Com dimensões continentais e grande variedade climática, o Brasil tem capacidade de produzir alho o ano inteiro. Em Minas Gerai e Goiás, o plantio ocorre entre março e maio, e a colheita inicia em meados de junho e segue até setembro. Já nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o plantio ocorre em junho e julho, e a colheita é realizada em novembro e dezembro.

“Alho Brasileiro – O melhor Alho do Mundo” é o tema da Campanha da ANAPA em defesa do alho Nacional

A Anapa ativou a Campanha “Alho Brasileiro – O melhor Alho do Mundo”, em defesa da produção e consumo do alho produzido no Brasil. Por meio de diversas ações  como aproximação dos profissionais nutricionistas, chefes de cozinha, gestores do food service, compradores, técnicos entre outros destacar a importância da produção nacional, tanto do ponto de vista da economia, tecnologia, ciência, mas também o diferencial e sabor que o alho nacional apresenta  em relação aos importados.

0 alho é um alimento usado amplamente no Brasil e para incentivar o consumidor brasileiro a reconhecer cada vez mais o alho nacional, a Anapa promove diversas ações no sentido de levar informações que destaque as características e sabor do alho brasileiro, e o Congresso será um desses fóruns de promoção da campanha.

Tempero marcante e extremamente saboroso, o alho brasileiro dá um toque especial aos pratos preparados no dia a dia até as receitas mais elaboradas da alta gastronomia.  A cor roxa, os dentes maiores, a textura macia, o aroma intenso e o rendimento superior são as principais características que tornam o produto brasileiro diferente de seus concorrentes estrangeiros.

O alho roxo do Brasil tem umaconcentração maior de ALICINA, substância responsável por suas propriedades funcionais, sabor, cheiro e maior poder medicinal, além de ser rico em zinco e selênio, minerais que fortalecem o organismo.

De acordo com a Nutricionista Clínica Funcional Dra. Natália Colombo, Diretora da Clínica NCNutre, em São Paulo, o alho tem dois principais ativos muito importantes para a saúde, a alicina e aliina,  principalmente a alicina que é um dos compostos bioativos presentes no alho, tem uma série de propriedades tanto imunológicas como vasculares também, consegue modular os níveis de colesterol, age como um protetor cardiovascular importante, atua contra as doenças crônicas de uma forma em geral, pois possui potenciais antioxidantes muito elevado. Além disso, tem uma função anti-inflamatória e antioxidante super importante o que contribui para o controle da pressão arterial.

Dica importante para o uso correto do alho

O alimento está fortemente presente na alimentação do brasileiro, porém a Dra. Natália destaca a importância da forma correta de preparo para obter todos esses benefícios. A recomendação é:” Para a alicina para ter esse efeito, ela precisa ser ativada, são estratégias para conseguirmos potencializar e biodisponibilizarmos a alicina do alho.

  • Amassar ou cortar o alho e deixar ele em repouso de 5 a 10 minutos antes de ser utilizado faz com que os compostos benéficos sejam mais biodisponíveis, ou seja, faz com que o alho tenha mais benefícios.
  • Quanto mais próximo de cru, maiores os benefícios.
  • Se refogar, utilize uma quantidade pequena de gordura (azeite) e não deixe aquecer muito (não queimar), no máximo 1 a 2 minutos.
  • Se você quer aproveitar todos os seus benefícios, uma dica é fazer o refogado com alho normal e acrescentar o alho macerado no final da preparação , assim ele não vai aquecer muito e você consegue aproveitar mais de tudo o que ele tem para oferecer.

Saiba mais sobre o trabalho da Nutricionista Dra. Natália Colombo e da NCnutre em: www.ncnutre.com.br   @dranataliacolombo

Ao escolher esse produto, o consumidor pode comer bem e ainda economizar. Isso porque apenas uma cabeça de alho roxo brasileiro equivale a cinco do alho branco comum. Sem dúvidas, a melhor escolha para o seu paladar e para o seu bolso, também.

Qualidade é resultado do investimento em pesquisas e tecnologia, e sustentabilidade

Para o Presidente da Anapa Rafael Jorge Corsino, “Os produtores brasileiros trabalham diariamente para levar ao consumidor o melhor alho do mundo. Para isso, investem em pesquisas e tecnologia, que contribuem para ampliar a produtividade e a qualidade de seu produto. Destaca-se ainda o rigor com o cumprimento das normas sanitárias, ambientais e trabalhistas. Na busca por uma agricultura segura e sustentável em nível mundial, muitos agricultores brasileiros adaptaram seus processos e conquistaram a certificação GLOBALG.A.P. – o referencial global para as boas práticas agrícolas.”

As ações da ANAPA durante o XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Durante o XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, a Anapa estará distribuindo aos nutricionistas alho nacional in natura, quando os profissionais também receberão um material informativo ressaltando as qualidades do alho nacional. O objetivo da Anapa é se aproximar dos nutricionistas para que esses profissionais se tornem multiplicadores de conhecimento e possam apoiar a associação, indiretamente, na promoção do alho brasileiro junto a seus pacientes e clientes.

Anapa-Associação Nacional dos Produtores de Alho

Fundada há 45 anos a entidade tatua em defesa dos produtores de alho do Brasil ,com a  missão de organizar os produtores e a produção nacional, fortalecendo os interesses do setor com foco nos seguintes pilares: defesa comercial, marketing (divulgação dos benefícios do alho brasileiro), investimento em pesquisas, articulação política e desenvolvimento da cultura.

Mais sobre a ANAPA- Associação Brasileira dos Produtores e Alho acesse:

www.anapa.com.br     WhatsApp: (61)3321-0821

 ServiçoVisite no congresso o estande 133 da Anapa – Associação Nacional dos Produtores de Alho durante no XVII Congresso Internacional de Nutrição FuncionalI Congresso Internacional de Nutrição Plant BasedI congresso Internacional de Medicina Funcional Integrativa Site:https://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/Período: de 14 a 16 de setembro de 20223Local: Centro de Convenções Frei Caneca-SPEndereço: Rua Frei Caneca – 569- 4º e 5 andares, Cinema e Teatro (Dentro do Shopping Frei Caneca)Horários:Dia 14/9: das 8h10 às 20hDia 15/9: Das 8h30 às 19h30Dia 16/9: das 8h às 18h