Jornada da Felicidade é o tema do XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Jornada da Felicidade é o tema do XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional


Considerado o maior Congresso do mundo de Nutrição Funcional, a VP Centro de Nutrição Funcional, realizadora do evento vem com muitas novidades nesta edição. O Congresso ampliou com o lançamento de dois novos Congressos: o I Congresso Internacional de Nutrição Plant-based e o I Congresso de Medicina Funcional Integrativa que acontece de 14 a 16 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo

Congressistas durante palestra no auditório de Nutrição Clínica Funcional, 2022

A VP Centro de Nutrição Funcional, que tem a como CEO a Nutricionista e Pesquisadora Dra. Valéria Paschoal, introdutora da Nutrição Funcional no Brasil, inova ainda mais nesta edição do Congresso com discussões que focam a ” Jornada da Felicidade”, as temáticas passam pela integralidade humana, saúde física, mental e espiritual como elementos importantes para a felicidade.

Simultaneamente acontecerá o I Congresso Internacional de Nutrição Plant-based e o I Congresso Internacional de Medicina Funcional Integrativa.

Para a Nutricionista e Presidente do Congresso Dra. Valéria Paschoal, “A Jornada da Felicidade está pautada em quatro importantes pilares: saúde Física, espiritual, integralidade e sustentabilidade humana e do planeta. No campo da saúde física, é imprescindível com certeza termos uma alimentação adequada, o sono, a atividade física, são aspectos fundamentais para termos saúde física, mas a jornada está também totalmente voltada para saúde espiritual, no sentido da espiritualidade, da religiosidade, dos propósitos de cada um, e nesse sentido é que fazermos coisas que nos deixem relaxados, que nos tirem a tensão do nosso corpo, que tenha uma atividade mais espiritualizada, um olhar para o próximo com mais compaixão, respeito, foco no altruísmo, pensar que a nossa saúde tem total sinergia com a saúde do planeta, e por isso precisamos cuidar de todos os nossos recursos, como a saúde do solo, termos cuidado com os agricultores e extrativistas que também produzem o alimento da nossa mesa, no sentido de que eles tenham felicidade, porque tudo isso nos passa por meio desses alimentos produzidos sustentavelmente , uma nutrição e energia vital”.

Outra importante conquista dessa edição é a integração de dois importantes congressos: O I Congresso Internacional de Nutrição Plant-based e o I congresso de Medicina Funcional Integrativa.

A Profa. Valéria Paschoal destaca a importância dessa integração: “Nos integrarmos com a área médica e acessar todo conhecimento que a Medicina Integrativa traz, desse atendimento, do olhar mais íntegro, mais holístico e completo do paciente, por isso que estamos nessa parceria, a VP-Centro de Nutrição Funcional, a ABMIB – Associação de Medicina Integrativa e Biorregulação e a ABRAH- Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia, e nesse sentido nos três dias de congresso os nutricionistas funcionais estarão abordando a visão da nutrição funcional, mas sempre integrado ou complementado com médicos, biólogos ou outro profissional da saúde que trazem a visão mais integrativa, com técnicas que o nutricionista possa utilizar e que não traga tantos prejuízos para a saúde , em termos de utilização da medicina clássica, alopática, com medicamentos que trazem mais transtornos”.

I Congresso Internacional de Nutrição Plant-based

Já o I Congresso de Nutrição Plant-based é destacado pela Dra. Valéria Paschoal, como um grande salto na ciência da nutrição: ” Ele trará toda a transformação que devemos ter em termos de mudança, de comportamento alimentar, entender o sinergismo com o que está acontecendo com a saúde do planeta, mudanças climáticas, buscarmos cada vez uma alimentação e nutrição à base de plantas é o grande caminho para a sustentabilidade, da espécie humana, de preservarmos a fauna e a flora, os recursos naturais, como a água, por exemplo. Então o Congresso de Nutrição Plant-based, nos trará um pano de fundo muito importante para a temática da Felicidade tanto a humana como a do nosso Planeta Terra.”

A Dra. Valéria Paschoal estará abordando o tema da Jornada da Felicidade em duas palestras imperdíveis:

No Congresso de Medicina Funcional Integrativa

Dia 14 de setembro às 13h50:

“Nutrição Funcional e Biodiversidade Brasileira: um caminho para uma vida feliz”

No Congresso Internacional de Nutrição Funcional

Dia 14 de setembro às 11h20:

“Gente é Para Brilhar: Nutrição Funcional e Ancestralidade ”

No Congresso Internacional de Nutrição Plant-based

Dia 16 de setembro às 11h ” Agricultura Sintrópica e Nutrição Funcional”

E às 11h40: “Case de Sucesso em Segurança Alimentar e Nutricional com Alimentos da Diversidade”

Dra. Valéria Paschoal

Nutricionista. Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP – EPM. Editora Científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional. Coordenadora Científica e Docente convidada dos cursos de Nutrição Clínica Funcional. Pesquisadora, CEO da VP- Centro de Nutrição Funcional. Autora dos livros: “Nutrição Clínica Funcional :dos Princípios à Prática Clínica”, “Suplementação Funcional Magistral: dos Nutrientes aos Compostos Bioativos”, Colaboradora dos livros: “Compostos Bioativos dos Alimentos” e “Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia”. Coordenadora da Comissão Científica do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF). Membro do The Institute for Functional Medicine – USA. Nutricionista da …CSA Brasil (Community Supported Agriculture – Comunidade que Sustenta a Agricultura). Nutricionista do Projeto Angico do Cerrado

I Congresso Internacional de Nutrição Plant-based reúne pesquisadores referência nacionais e internacionais

 

Assunto em evidência na atualidade, a nutrição plant-based é destaque no I Congresso sobre o tema, que acontece simultaneamente ao Congresso Internacional de Nutrição Funcional.

 

A Nutricionista Dra. Paula Gandin, Coordenadora do I Congresso de Nutrição Plant- based

Paula Gandin é nutricionista, psicóloga e atua há 14 anos no atendimento clínico de pacientes com ênfase em mudanças no estilo de vida e comportamento alimentar. Se dedica extensamente em

 

estudar os benefícios da nutrição plant-based, ministrando aulas em todo Brasil e já esteve palestrando pela IVU (Internacional Vegetarian Union) em diversos países, como Estados Unidos, Emirados Árabes, Taiwan, Tailândia e Índia. Docente dos cursos de pós graduação da VP – Centro de Nutrição Funcional e co-autora e revisora de diversos livros. Pós graduada em Psicossomática, Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional. Atuou por anos como presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) e como Conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

A Dra. Julieanna Hever, dos EUA fará palestra presencial sobre os mitos a cerca da alimentação 100% vegetal no dia 14/9 às 15h40
“A Nutricionista Dra. Paula Gandin, Coordenadora desse Congresso destaca a importância dessa primeira edição:” De forma inédita, iremos abordar o assunto com palestrantes nacionais e internacionais, com a participação presencial da Dra. Julieanna Hever e a palestra que será apresentada no dia 14/9 às 15h40, “Let The Myths Stop Here” Deixe os mitos pararem aqui.Ela falará sobre os mitos acerca da alimentação 100% vegetal.

Julieanna Hever, MS, RD, CPT, The Plant-Based Dietitian®, tem bacharelado em Teatro e mestrado em Nutrição, unindo suas maiores paixões por comida, apresentando e ajudando pessoas. Ela é autora de nove livros, incluindo o mais recente Choose You Now Diet, The Healthspan Solution, Plant-Based Nutrition (Idiot’s Guides) e The Vegiterranean Diet, e dois artigos de periódicos revisados ​​por pares sobre nutrição à base de plantas para profissionais de saúde. Ela foi a apresentadora do podcast The Choose You Now e da série de televisão sobre bem-estar, What Would Julieanna Do? Julieanna deu uma palestra TEDx e deu aulas para o Programa de Certificação de Nutrição Baseada em Plantas eCornell. Ela apareceu no The Dr. Oz Show, Harry e The Steve Harvey Show. Julieanna fala e presta consultoria a clientes em todo o mundo. Encontre-a em PlantBasedDietitian.com.

Ainda sobre os palestrantes internacionais, Gandin destaca duas palestrantes que participarão por vídeo conferência : A primeira é do Reino Unido, Dra. Shireen Kassam, que fará palestra no dia15/9 às 11h, e irá falar sobre a prática clínica com a palestra: “Bringing Plant-based Nutrition Into Clinical Practice” – “Trazendo a nutrição baseada em plantas para a prática clínica”.

Shireen Kassam é médica hematologista, certificada em medicina do estilo de vida e professora de Nutrição à base de plantas. Ela é fundadora da Plant-Based Health Professionals UK, uma empresa de interesse comunitário que oferece educação sobre dietas saudáveis à base de vegetais. Seu primeiro livro, Eating Plant-Based, Scientific Answers to Your Nutrition Questions, em coautoria com sua irmã Zahra, foi publicado em janeiro de 2022. Ela também co-editou o livro Plant-Based Nutrition in Clinical Practice, publicado em setembro de 2022

E também fará palestra por por vídeo conferência, a Dra. Hana Kahleova, dos EUA, ela faz parte do PCRM – Um grupo de médicos de medicina responsável, ela estuda muito a relação da prevenção e tratamento do diabetes tipo 2 com a dieta plant-based.

Hana Kahleova, MD, Ph.D., MBA

Dra. Kahleova é diretora de pesquisa clínica do Comitê de Médicos pela Medicina Responsável. Ela conduziu vários ensaios clínicos, utilizando uma dieta baseada em vegetais no tratamento da obesidade, diabetes e doenças metabólicas. Sua pesquisa mostrou que uma dieta basen ada em vegetais leva a uma maior perda de peso e melhora no metabolismo, além de abordar vários mecanismos por trás do diabetes. Como membro da Associação Americana de Diabetes e membro do conselho do Grupo de Estudo de Diabetes e Nutrição da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes, a Dra. Kahleova está diretamente envolvida no processo de atualização das recomendações nutricionais para pacientes com diabetes.

A Dra. Paula Gandin, destaca os blocos de palestrantes brasileiros, que irão trazer por exemplo a dieta Row Food plant-based com prevenção de doenças crônicas, onde médicos e nutricionistas abordarão o assunto.

Bloco sobre Mundo Sintrópico
No bloco sobre o mundo sintrópico como citado acima, a Dra. Valéria Paschoal irá abordar Agricultura Sintrópica e Nutrição Funcional, a Diretora de Nutrição da SBV – Sociedade Brasileira de Vegetarianismo, Dra. Alessandra Luglio irá falar sobre Meio Ambiente na Prática Clínica Responsável.

Bloco Microbiota Intestinal
Outro bloco importante de discussões destacado no Congresso Plant-based é o bloco de microbiota intestinal, fazendo a interface entre a dieta plant-based e câncer colorretal, sobre o impacto na saúde da microbiota,
Blocos sobre Nutrientes
Outro bloco de destaque nas discussões será sobre micronutrientes, abordando ferro, ômega 3, proteínas, micronutrientes, na gestação.
Bloco sobre Saúde Cerebral
Neste bloco a Dra. Gandin destaca tanto o estilo de vida e prevenção nas doenças neuro cognitivas, sobre a questão da vitamina B12.

Bloco Gastronomia Funcional
Neste bloco de Gastronomia Funcional Vegetariana, qualidade de vida do paciente vegetariano, estudos de mestrado serão apresentados sobre o tema.

Bloco de Nutrição Esportiva
Nutrição Plant-based no esporte, tanto para atletas quanto também sobre as diferenças, entre uma pessoa seguir ou não uma alimentação vegetal, e como essa alimentação pode levar aos mesmos resultados positivos voltados ao esporte.
Bloco de Nutrição Infantil
Neste bloco serão debatidos a alimentação vegetariana na primeira infância, mas também como podemos ser criativos e inovarmos na cozinha, nas preparações e a alimentação das crianças.

Bloco Longevidade
Neste bloco médicos e nutricionistas estarão falando sobre envelhecimento, salutogênese e fechando esse bloco terá uma palestra sobre genética, comportamento alimentar, fazendo a transição entre os vários pontos da nutrição clínica.
“Estamos com uma expectativa altíssima, são três dias de imersão, pela primeira vez com tantos temas exclusivos do Plant-based, a nossa expectativa é muito boa de um público tanto de nutricionistas como de médicos para levar o tema adiante, destaca a Dra. Paula Gandin.”

…I Congresso Internacional de Medicina Funcional Integrativa

O Presidente da ABMIB – Associação de Medicina Integrativa e Biorregulação, Dr. Antônio Cavalheiro Neto, destaca a importância dessa integração: “Estamos muito felizes em podermos participar de um Congresso importante, com aspecto multidisciplinar, principalmente na atualidade, onde a procura da felicidade está muito em conta, mas também muito difícil, porque o relacionamento das pessoas está difícil, a competição está difícil, então quando nós abrimos portas, construímos pontes com outros profissionais da saúde com outras visões de tratamento, de diagnóstico quem tem a ganhar é o paciente. Nesse sentido, estamos empenhados em divulgar todo o Congresso junto aos médicos, os nutricionistas e profissionais da saúde para que todos somemos esforços para a saúde e felicidade de nossos pacientes.”

Palestra: “Como aplicar a tabela de evolução das doenças na prática clínica médica e nutricional”

No dia 15 de setembro, segundo dia do Congresso Internacional de Medicina Funcional Integrativa, às 8h o Dr. Cavalheiro fará importante palestra sobre a Tabela de Fases.

A Tabela de fases nos dá uma noção da biopatografia do paciente, ou seja, posso conduzir o paciente, onde ele estava, onde está e para onde ele poderá ir dependendo dos cuidados de saúde de maneira geral, seja nutrição, atividade física ou medicamentos.

O Dr. Antônio Cavalheiro Neto é Médico especializado em Ortopedia, Homeopatia e Medicina Tradicional Chinesa. Ex-presidente da ABHH, presidente atual da ABMIB, Speaker internacional de biopuntura e homotoxicologia, Titular da SBOT e SLAOT.

Mais informações em: www.antoniocavalheiro.med.br

 

Dr. Milton Takeuti: nutricionistas, médicos e profissionais de saúde numa visão transdiciplinar para o Cuidado Integral

O Diretor da ABMIB Dr. Milton Takeuti, destaca o grande momento da parceria da entidade com a VP-Centro de Nutricção Funcioanl e com a ABRAH, que resultou na realização da primeira edição do Congresso Internacional de Medicina Funcional Integrativa. ” A visão íntegra da saúde implica em entender o conjunto do paciente, é premissa básica entender o paciente integral, sem estratificação. Para isso é necessário a visão transdiciplinar, uma aproximação dos profissionais médicos da nutrição e da nutrição com os profissionais médicos. Esse Congresso vai nos proporcionar isso, não que o médico vá ser nutricionista, nem o nutricionista vá ser médico, mas conectando informações e conhecimento, chegaremos na transdiciplinaridade. Os pacienes estão buscando uma abordagem mais integral para suas questões de saúde, portanto o trabalho conjunto médico, nutricionista e outros profissionais da saúde chegaremos no Cuidado Integral do paciente.”

“O Mapa da Inflamação Crônica Latente: Como Escolher Com Sabedoria os Caminhos Para Evitá-la”

Com esse tema o Dr. Milton Takeuti, aborda no dia 14/9 às 16hs, dentro do I Congresso de Medicina Funcional Integrativa, o Mapa da Inflamação Crônica, e destaca: “O processo inflamatório tem relação com todas as doenças. Saber como prevenir, como fazer caminhos com sabedoria para evitar as inflamações crônicas é o mais importante. A nutrição, por exemplo tem papel fundamental nesta prevenção, o estilo de vida, a prática de atividade física, o equilíbrio emocional, são caminhos sábios para evitarmos a inflamação crônica latente no organismo.
O Dr. Milton Takeuti é Médico pela Faculdade de Medicina da USP, Pós-Graduação Latu-Sensu em Bases da Medicina Integrativa pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Integrativa e de Biorregulação de Sistemas.

Mais sobre a ABIMIB em: www.abimib.com.br
E sobre a ABRAH- Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia acesse: www.abrah.org.br

CELAFISCS e VP em Festa
CELAFISCS realiza edição histórica do 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, será o grande pódio na área das Ciências do Esporte e da Nutrição Funcional, o início das celebrações dos 50 anos do CELAFISCS e os 25 anos da VP – Centro de Nutrição Funcional.

O CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, realiza o seu 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, com o tema” Atividade Física e Sustentabilidade”, concomitantemente com o XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, de 14 a 16 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca.

O evento dá a largada com chave de ouro com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais na área das Ciências do Esporte.

As mais importantes entidades mundiais das áreas de saúde e da Medicina do Esporte estarão no Simpósio.

American College marca presença
No dia 14/9 das 10h às 10h45 Kathryn Schmitz do (ACSM) American College of Sports Medicine faz palestra com o tema:
“Desenvolvendo programas de exercícios sustentáveis ​​para pacientes com câncer”.
15/9- das 14h30 às 16h

Desafios na tradução de intervenções de exercícios baseados em evidências em programas sustentáveis ​​com amplo alcance.

Kathryn Schmitz- Representante do (ACSM) American College of Sports Medicine.

Dia 16/9: Das 13h45 às 15h14 – Imersão em Atividade Física e Saúde e Sustentabilidade.

Emmanuel Stamatakis – Professor de Ativdade Física e Saúde Populacional na Universdade de Sydney-Austrália.

Fiona Bull – Coordenadora da Área de Atividade Física da OMS- Organização Mundial da Saúde.

Dia 14/9 das 11h às 12h30:
Imersão em Fisiologia do Exercício- Novas Tendências para Hidratação e Eletrólitos
Lourdes Mayol – Assessora Científica do GSSI para a América Latina.

Lançamento:

A programação científica completa e mais informações poderm ser obtidas no site: www.simposiocelafiscs.org.br

O Médico Veterinário Dr. Luiz Carlos Dematte Filho fará palestra que abordará com profundidade temas agricultura natural, segurança alimentar e nutricional, da saúde, sustentabilidade e espiritualidade

Em sua palestra que será proferida no dia o especialista abordará os seguintes tópicos, ligados a espiritualidade e sustentabilidade:

v Tema: Agricultura Natural e Sustentabilidade: do DNA à Saúde Espiritual

v A trilogia da natureza e a relação com os seres

v A filosofia da Agricultura Natural e aplicação em sistemas produtivos de alimentos

v Segurança alimentar e nutricional, energia vital e saúde.

v Proposta de valor e práticas de sustentabilidade na produção de alimentos naturais

O Dr. Luiz Fernando Dematte Filho, médico veterinário com pós doutorado em administração pelo programa de gestão de operações e Sustentabilidade pela EAESP/FGV. Doutor em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP com sua tese premiada pela CAPES. Presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica (CTAO) do Ministério da Agricultura – MAPA desde 2016, vice-presidente da Associação Brasileira de Avicultura Alternativa – AVAL. Experiência em agricultura natural e bem-estar animal a mais de 20 anos.

Programação

A programação científica está intensa, conta com a presença de mais de 100 palestrantes brasileiros e internacionais.

Acesse as programações científicas completas dos três Congressos nos links abaixo.

1)Programação do XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional:

https://www.vponline.com.br/diretorio-de-arquivos/38febbc2d454437f967ed3dd70b3ccd7.pdf

2) I Congresso de Medicina Funcional Integrativa.

https://www.vponline.com.br/diretorio-de-arquivos/c20cbd1b8ce7a45e998d694ec2a05230.pdf

3) I Congresso Internacional de Nutrição Plant-based

https://www.vponline.com.br/diretorio-de-arquivos/f2c227ef739af989e2b5292b7311af3b.pdf

Feiras de Expositores

Perspectiva da área de expositores edição 2022

Praça de Expositores apresenta novidades desde alimentos sem glúten, sem lactose, até uma diversidade de alimentos dos biomas brasileiros, como: cerrado, caatinga, mata atlântica, Amazônia e entre outros.

Como acontece em todas as edições do Congresso, a feira sempre surpreende com o que há de mais inovador em termos de alimentos e serviços para o setor de nutrição funcional, com a presença de mais de 100 expositores, com empresas de pequeno, médio e grande portes, entre eles marcas que iniciaram com a VP e hoje são consolidadas no mercado, como : Vitafor, Tia Sonia, Galena, Bio2,Essência do Valle, Snella, Acqualive, Vida Veg, Divertimente, Jasmine, Konjac, Buffet Saudável,Korin, Alimentaryum, Ocean Drop, Selvs, Produza, Leviora Veg,Food Detective – Biosys, Abelha Nativa, Alere Gourmet, Samma, Central Nutrition, BS&CO, Amazonika Mundi, Infusiva, Naiak, Dobro, Maxnutri, Biobalance, Alquimia da Saúde, Yosen, Equalive, Jolly Restaurante Pizzaria, Positive Brands, Endogen, Pacco, Repeat – Kalena Foods, WebDiet, Bioroots,Bio Chás, Veritá, Salomon Própolis,ANAPA,Coana, House Whey, Flor do Abacate, Abacates do Brasil, Jaguacy , Noomana, Buenos Aires,Emana, Fastest, Eat Clean, Cookoa, Lillá, SVB – Sociedade Brasileira de Vegetarianismo, Qpod, Café Belo Grão, Nude, Metal Nobre, AAMED, Biodelta, Almofariz, entre outras.

Além das empresas, participam ativamente do Congresso Inciativas do Cooperativismo, como a Central do Cerrado, que reúne em seu espaço vários produtores de alimentos desse bioma e a Bahia Produtiva que reúne produtores e comunidades tradicionais do bioma Caatinga.

Restaurante VIP atende com exclusividade os mais de 100 palestrantes e reúne ingredientes dos biomas brasileiros

O congresso conta ainda com um restaurante de Gastronomia Funcional, para atendimento exclusivo aos palestrantes, que será operado pela Chef Lu Rocha, da Well be Gastronomia Funcional @lurochachef, que sempre reúne ingredientes orgânicos e dos biomas brasileiros para elaboração do cardápio, é uma imersão nos ingredientes brasileiros, o resultado são cores, texturas e sabores que surpreendem, um case na prática mostrando que é possível criar receitas para o dia a dia saudáveis, saborosas e sustentáveis.

O Congresso Internacional de Nutrição Funcional, conta com importantes apoios institucionais de entidades representativas na sociedade brasileira.

Sindinutri – Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo;

ABERC- Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas;

APAN- Associação Paulista de Nutrição;

Aregala Brasil e CSF-Associação Cozinheiros Sem Fronteiras;

Iniciativa Trocas Saudáveis

Instituto Kairós

CSA Brasil – Comunidade que Sustenta a Agricultura

Green Kitchen

CAE- Conselho de Alimentação Escolar da cidade de São Paulo

CAE- Conselho de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo

Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar

FNN – Federação Nacional dos Nutricionistas

Grupo NutriLíder – Grupo de Estudos em Nutrição e Gastronomia Hospitalar

Frente Alimenta

AAO – Associação de Agricultura Orgânica

Feira Orgânica do Ibirapuera AFEAGRO – Associação de Feirantes e Produtores Orgânico e Agroecológicos de SP

Sobre a VP-Centro de Nutrição Funcional

Há 25 anos a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, CEO da VP, trouxe a Nutrição Funcional para o Brasil e deu início aos estudos e pesquisas científicas sobre o conceito.

Neste período a VP tem contribuído com a construção da história da Nutrição Funcional no Brasil. Pioneira na disseminação dos seus conceitos e líder de mercado no segmento, a instituição tem como missão compartilhar com excelência o conhecimento da Nutrição Funcional nas esferas: ambiental, social, econômica e política, promovendo Vitalidade Positiva de forma ética e científica, com foco na sinergia entre a saúde humana, vitalidade do solo e sustentabilidade do planeta.

Em seus cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional, Nutrição Esportiva Funcional, Fitoterapia Funcional, Nutrição Materno Infantil, Nutrição Clínica em Endocrinologia e Metabologia, Nutrição Funcional na Saúde da Mulher e Estética, Nutrição de Precisão, Nutrição em Saúde Mental e Comportamento Alimentar, a VP já formou mais de 20 mil alunos em todos os Estados do país e mesmo no exterior, além de sua programação permanente de cursos de extensão. A VP vai além do patamar de ser só promotora de educação para fomentadora de projetos de qualidade de vida em vários segmentos de atuação profissional, pois hoje o Conceito de Nutrição Funcional se difunde desde os profissionais de saúde até o consumidor final.

 

Link para o site: www.vponline.com.br

Link: Instagram: @vpnutricaofuncional

www.vponline.com.br

 

Serviço

XVII Congresso Internacional de Nutrição Funcional

I Congresso Internacional de Nutrição Plant Based

I congresso Internacional de Medicina Funcional Integrativa

 

Site:https://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/

Período: de 14 a 16 de setembro de 20223

Local: Centro de Convenções Frei Caneca-SP

Endereço: Rua Frei Caneca – 569- 4º e 5 andares, Cinema e Teatro (Dentro do Shopping Frei Caneca)

Horários:

Dia 14/9: das 8h10 às 20h

Dia 15/9: Das 8h30 às 19h30

Dia 16/9: das 8h às 18h

O jornalista e influenciar que e não se credenciou online, o credenciamento de imprensa continua ativo nos 3 dias de evento, só apresentar documento e fazê-lo.

Realização: VP – Centro de Nutrição Funcional.