[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Anthony Bourdain descobre a gastronomia das ruas do México, antes de seu falecimento

Anthony Bourdain descobre a gastronomia das ruas do México, antes de seu falecimento

Chef experimenta as comidas típicas do país e escuta histórias curiosas dos moradores locais

Bourdain saboreia o tradicional migas nas ruas do México

No próximo domingo, dia 27 de setembro, às 18h30, o quarto episódio da premiada série ‘Anthony Bourdain – Lugares Desconhecidos’, apresentada pelo chef André Mifano e com narração de Phelipe Siani, revela a viagem que Anthony Bourdain (1956-2018) fez ao México, um país de cultura passional e violência urbana.

Ele vai para Oaxaca – um lugar que ainda preserva muito das raízes zapotecas – comer uma comida tradicional. O chef compara a região com Lyon, conhecida como capital da gastronomia francesa.  “Lyon está para a França, como Oaxaca está para o México”, diz. “Eu não vi lugar nenhum no México com comida melhor que aqui”, completa.

E é nesse cenário que Bourdain vivencia a gastronomia de rua local e saboreia o tradicional migas, feito com ossos de pernil – que são fervidos para liberar o tutano. A iguaria também leva alho, cebola, pimenta e mastruz. Para acompanhar, pão amanhecido e tortillas. “É um prato incrível, feito com quase nada”, detalha Bourdain. “Em qualquer grande cultura, onde há pobreza, há um prato assim”, destaca.

Seja no restaurante mais renomado ou no mercado do bairro mais populoso da cidade, o chef come o que de melhor o país oferece e, é claro, ouve boas histórias: das cabeludas, às curiosas, como o culto dos mexicanos à Santa Muerte.

Bourdain também revela as questões sócias e políticas do país e aprofunda sobre a pobreza, a corrupção, o narcotráfico e os assassinatos.

Servido de tortillas e regado ao popular destilado Mezcal, Bourdain mergulha em um dos países de cultura mais vivas do mundo.

“Anthony Bourdain – Lugares Desconhecidos” vai ao ar todos os domingos, às 18h30, na CNN.

Sobre a CNN Brasil

A CNN Brasil é conduzida pelo grupo brasileiro de mídia NovusMídia, conforme acordo de licenciamento de marca estabelecido com a CNN International Commercial (CNNIC), que abrange o acesso a certas propriedades, incluindo conteúdo da CNN International. O canal de notícias 24 horas está disponível desde o dia 15 de março de 2020 para assinantes da TV paga, no canal 577, e também nas plataformas digitais.

www.cnnbrasil.com.br

Nota da Redaçao:

No dia 8 de junho do ano de 2018 o midiático chef norte-americano Anthony Bourdain apareceu enforcado em um hotel de luxo na França, onde estava filmando seu programa Parts Unknown. O suicídio do cozinheiro rodou o mundo e foram muitas as vozes conhecidas que expressaram suas condolências, dos Obama a outras celebridades dos fogões como Juan Mari Arzak.

Como revelou depois a atriz Rose McGowan em uma carta em que dava voz a Asia Argento, a namorada do chef, Bourdain passava por uma depressão há tempos. “Durante sua etapa juntos, por sorte, ela trabalhou para conseguir ajuda, para poder se manter viva dia após dia, por ela e seus filhos. A depressão de Anthony não permitiu a ele, sob sua couraça, e essa foi sua escolha. A decisão dele, não a dela. A depressão ganhou”.

Agora também foi revelado que Bourdain perdeu boa parte de sua fortuna nos últimos anos. A revelação surgiu com a publicação de diversos documentos legais pelo portal PageSix, e onde se explica que sua fortuna, previamente estimada em 16 milhões de dólares (62 milhões de reais) caiu para 1,2 milhão de dólares (5 milhões de reais). Isso significa que ele perdeu mais de 90% de seu patrimônio.

Anthony Bourdain e sua à época esposa Ottavia Busia em uma inauguração em novembro de 2015 em Nova York.GTRESONLINE

Segundo o portal, Bourdain teria por volta de 362.000 euros (1,6 milhão de reais) em dinheiro e economias, 213.000 euros (966.000 reais) em “propriedades pessoais”, 30.000 euros (136.000 reais) em uma conta com ações e 427.000 euros (2 milhões de reais) em “propriedades intangíveis, incluindo direitos de autor e outros remanescentes”, de acordo com esses documentos, que não incluem o apartamento de Bourdain em Nova York. O chef e sua esposa à época, Ottavia Busia-Bourdain, compraram um apartamento na rua 94 leste (bem perto do Central Park) em 2014. Os dois foram casados por nove anos e mantinham uma relação muito cordial. Eles se separaram, de acordo com o próprio Bourdain, porque levavam “vidas muito separadas”.

Bourdain deixou a herança a sua filha, Ariane Busia-Bourdain, de 11 anos, e o controle das propriedades até que ela seja maior de idade a sua ex-mulher e mãe da garota. Apenas dois dias depois da morte do chef, Ariane organizou um show de rock em um local do East Village nova-iorquino em homenagem a seu inesquecivel pai

​​​​​​​Ovadia Saadia.