Memorial da América Latina promove seminário sobre patrimônio cultural e integração latino-americana

Memorial da América Latina promove seminário sobre patrimônio cultural e integração latino-americana

Evento online integra as comemorações dos 33 anos da instituição e será transmitido ao vivo, no dia 24 de março, às 19h

O Memorial da América Latina promove na próxima quinta, 24 de março, o seminário “Memorial 33 anos: patrimônio cultural e integração latino-americana”. O evento integra as comemorações do aniversário da instituição, ocorrido no último dia 18 de março, e será transmitido ao vivo, pelo Zoom e pelo Youtube, às 19h.

Participarão do seminário a professora Amanda Teixeira, que escreveu o artigo sobre a pintora paraense Antonieta Santos Feio e a professora Jacicarla Souza, autora do texto sobre o diplomata mexicano Alfonso Reyes, que contribuiu muito para o processo de integração cultural no começo do século XX. Ambos publicados  no último número da revista Nossa América, editada pelo Memorial, que celebrou os 100 anos da Semana de Arte Moderna e trouxe textos sobre os principais nomes do modernismo latino-americano. O evento terá apresentação de Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (CBEAL), braço acadêmico do Memorial.

Além de abordarem a temática modernista dos artigos, as acadêmicas vão falar sobre o que o Memorial da América Latina representa e como a instituição dialoga com o resto do país e com o continente, do ponto de vista de suas áreas de pesquisa: literatura latino-americana e feminista, no caso de Jacicarla, e patrimônio e memória, para Amanda.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/3G6dM3JibaWZrCXW9. Haverá emissão de certificados para participantes.

Sobre as palestrantes:

Jacicarla Souza da Silva
Possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área, com ênfase no ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana, literatura de autoria feminina, lírica e cultura hispânica. Atualmente é professora associada do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no curso de Letras/Espanhol. Autora do texto sobre Alfonso Reyes na Nossa América #58.

Amanda Gatinho Teixeira
Doutoranda em Arte e Cultura Visual pela UFG, com trabalho na linha de pesquisa: Imagem, Cultura e Produção Artística. Mestra em Antropologia pela UFPA. Especialista em Design pelo IESAM e graduada em Artes pela UFPA. Desenvolve trabalhos sobre  temas como Patrimônio, Memória, História Oral, Cartografia, Etnobiografia, Estudos Culturais, Pensamento Pós-Colonial e Decolonial nas interfaces com os campos da Arte, do Design e da Antropologia. Sua pesquisa sobre as “Joias de Crioulas” foi uma das referências utilizadas para compor o enredo “Viradouro de alma lavada” da escola de samba campeã do carnaval 2020 do Rio de Janeiro.  Foi a autora do texto sobre Antonieta Santos Feio na Nossa América #58.

SERVIÇO:
Seminário Memorial 33 anos: patrimônio cultural e integração latino-americana

24 de março, às 19h
Link para inscrições: https://forms.gle/3G6dM3JibaWZrCXW9
YouTube: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
Haverá emissão de certificado para inscritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *