Uma noite no Museu: Conheça hotéis que investem em coleções de artes ao redor do mundo

Uma noite no Museu: Conheça hotéis que investem em coleções de artes ao redor do mundo

Empreendimentos investem em decoração para oferecer aos hóspedes a experiência de apreciar obras de arte até mesmo dentro dos quartos.

 

Já pensou em ter a sensação de se hospedar em um museu? Essa é proposta que alguns empreendimentos ao redor do mundo buscam passar. Com coleções que vislumbram os mais exigentes hóspedes, diversos hotéis como o Éclat em Pequim, o Four Seasons Hotel em Madrid, e até mesmo o brasileiro Sandi Hotel, localizado em Paraty, buscam oferecer uma experiência diferenciada para os apreciadores de arte.

Enquanto o Hotel Éclat possui um dos maiores acervos particulares de arte de toda a Ásia, o Four Seasons Madrid conta com uma coleção de cerca de duas mil obras de artistas espanhóis, que decoram os ambientes do hotel, incluindo os quartos dos hóspedes, proporcionando uma imersão de arte durante a sua estadia.

No Brasil, também é possível vivenciar essa experiência. O Sandi Hotel, a primeira pousada de luxo da região da Costa Verde e atualmente um dos empreendimentos mais luxuosos de Paraty, possui uma curadoria encantadora de artistas renomados, como por exemplo o ícone brasileiro, Carmen Miranda.

O empreendimento conta com um acervo de objetos pessoais e raros de uma das artistas nacionais mais famosas do planeta, incluindo acessórios usados pela mesma em diversos shows, como anéis, colares e bolsas. As relíquias ficam expostas em uma vitrine montada em estilo art déco, que também exibe alguns contratos assinados pela brasileira em sua época de ouro. Na parede, também é possível admirar belos quadros de fotos da cantora.

A decoração do hotel ainda mistura obras de artistas locais com célebres artesões, como uma escultura da onça pintada, que foi arrematada pelo Sandi em um leilão, onde parte da renda era destinada à preservação desse animal (Onçafari, SOS Pantanal, AMPARA Animal e Panthera), bem como objetos raros e antigos, como uma coleção de máquinas fotográficas do século 19.

Além disso, a luxuosa pousada é um casarão datado em mais de 300 anos, que por si só já conserva história, arquitetura e arte com elementos decorativos da época da sua fundação. O local respira cultura e criatividade. É um verdadeiro paraíso para os amantes da arte.

Na capital paulista, o recém inaugurado Rosewood São Paulo também encanta os apreciadores e abraça a filosofia da marca de “A Sense of Place”, dando vida a história e cultura através de uma decoração recheada de obras de arte. Segundo o diretor-gerente do empreendimento, Edouard Grosmangin “Não há luxo sem arte e cultura”. A curadoria do local é assinada pelo diretor artístico Philippe Starck, que selecionou 57 artistas locais para decorar diversos espaços do hotel, incluindo paredes, salas, pisos e até elevadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *