[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
REESTREIA – REMETENTE: GANDHI

REESTREIA – REMETENTE: GANDHI

Um dos mais importantes nomes na luta pela paz do planeta no século XX, Mahatma Gandhi (1869-1948) terá um pouco de sua história contada nos palcos para as crianças, no espetáculo “Remetente: Gandhi”, a partir do dia 08 de junho na Biblioteca Mário de Andrade.

Líder pacifista indiano e principal personalidade da independência da Índia, então colônia britânica, ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio da não-violência. Além de sua luta pela independência da Índia, também ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia.

Na peça apenas uma atriz e um ator (interpretados por Nathalia Lorda e Tiago Real) se revezam em todos os personagens. A mulher faz os personagens femininos e o homem os masculinos. Porém, ambos se revezam no personagem de Gandhi mostrando que os ideais propagados por ele podem ser assimilados e defendidos por qualquer pessoa.

O principal objeto do cenário é uma tela de 4m x 2,5m onde incidem projeções. Os dois atores jogam com o telão que assume a forma de um personagem chamado “Telonaldo” e os ajuda a contar a história. Ele leva os atores até a Índia e vai pontuando com imagens o espetáculo. Ora as imagens são objetivas e dizem algo aos atores e público, ora são imagens subjetivas que ilustram o momento que o personagem está passando.

“Remetente: Gandhi” quer levar ao público infantojuvenil valores como paz, tolerância e união, estimulando um olhar atento à importância da pacificação, com a ampliação do repertório e percepção do mundo das crianças. Introduzindo-as no universo indiano através de noções básicas de hinduísmo, prática de meditação, costumes e sonoridades, o espetáculo fomenta comportamentos pacíficos e agregadores a partir da consciência da diversidade de outras culturas.

SINOPSE:

Uma atriz e um ator, em sério conflito e decididos a encerrar a parceria profissional, recebem uma carta sem remetente. Com a ajuda de Telonaldo, um telão personagem, viajam até a Índia e descobrem que o misterioso remetente é Mahatma Gandhi. A partir de então vivenciam alguns momentos marcantes da vida do líder pacifista e descobrem novas formas de se relacionar e resolver seus problemas.

FICHA TÉCNICA:

Direção e Dramaturgia: Tiago Real

Elenco: Nathalia Lorda e Tiago Real

Ilustrações e Cenário: Nani Brisque

Equipe de Animação: Fernando Giraldi, Leandro Robles, wiil_animation, David Busquet, Carlinhos Ramos, Pushkhy, Gê Costa, Sirley Alencar, Iaggo Piffero e Lucas Maciel

Consultoria Técnica: Adriana Meirelles

Trilha Sonora: Anselmo Mancini

Criação de Animações e Desenho de Luz: Tiago Real

Figurinos: Daniel Lion e Ray Lopes

Boneco: Fábio Pinheiro

Coreografia, posturas, movimentos e mudras dos deuses hindus: Andrea Prior

Preparação para Manipulação do Boneco: Rafael Mariposa

Preparação Vocal: Camila Rabelo

Objetos de Cena: Márcio Brisque

Pintura de Arte: Edna Nogueira

Óculos Gandhi: JF Said Talib

Turbantes: Rosângela Ribeiro

Ilustrações Pacifistas: Marcel Bartholo

Fotos: Victor Barau

Serralheria: Romualdo Gomes

Cenotécnico: Nilton Ruiz 

Vozes: André Corrêa (guarda do trem), Felipe Mônaco (sábio indiano) Helena Machado Real e Pedro Henrique Machado Real (crianças), Joice Tavares (Perguntas do Mentirômetro) e Tiago Real (Telonaldo)

Assessoria de imprensa: Fabio Camara

Produção: Rosa Real Produções

Realização: Pelo Mundo Companhia de Teatro

SERVIÇO:

LOCAL: Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94 – República – 120 lugares. Acesso para deficientes.

DATA: 08, 15 e 29/06 (Sábados 14h) e 26/06 (Quarta 15h)

INFORMAÇÕES: (11) 3150-9453

INGRESSOS: gratuito

DURAÇÃO: 60 minutos

CLASSIFICAÇÃO: Livre. Recomendado a partir de 06 anos.