[fwrsw_print_responsive_full_width_slider_wp]
Suzano fortalece os cuidados com sua equipe e valoriza o laço familiar

Suzano fortalece os cuidados com sua equipe e valoriza o laço familiar

Na Unidade de Suzano, em São Paulo, colaboradores(as) têm o apoio da companhia para vencer os desafios na vida pessoal

 

A pandemia do coronavírus impactou na rotina doméstica e profissional de praticamente todos os brasileiros. Com o trabalho remoto, a família teve que se desdobrar para trabalhar e cuidar das crianças. Por isso, neste mês em que celebramos o Dia das Mães e o Dia da Família, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comemora as datas fazendo menção à família.

“Na Suzano a diversidade e a inclusão são essenciais. Por isso, priorizamos em nossas atividades incluir sempre esse olhar plural associado ao viés de humanização. Durante essa fase de pandemia adotamos várias medidas para manter a segurança e o bem-estar do nosso time e seus familiares, sempre oferecendo todo o suporte para vencerem os desafios impostos pela Covid-19”, ressalta Mauro Mochida Peixoto, gerente de Gente e Gestão da Suzano.

Júlio César Carvalho, operador de Painel de Linha de Fibras da Unidade de Suzano (SP), teve sua vida transformada quando recebeu uma ligação do Conselho Tutelar em 2019. A ligação não poderia ser a melhor: ele foi selecionado para adotar uma menina, com seis meses de vida. Júlio já era pai de dois meninos, João (20 anos) e Luiz (16), e sonhava em ter seu terceiro filho. “Eu já havia perdido a esperança, pois foram anos na fila de espera, quando ligaram eu não acreditei. Me disseram que a criança tinha um tumor no fígado e estava sendo rejeitada. Então conversei com a minha esposa, entendemos que se Deus nos escolheu, nós tínhamos uma missão”, recorda.

Após a chegada da sua filha, a pequena Maria Vitória, Júlio entrou em contato com os gestores do time de Gente e Gestão da Suzano. Como a menina precisava de cuidados médicos, pediu a inclusão da filha no plano de saúde da empresa, o que foi essencial para começar o tratamento da Maria. “Não tive problemas com o pessoal da gestão, pelo contrário, resolveram rapidamente. A empresa mantém um diálogo muito agradável e compreensível com o time. São 26 anos de casa, então pude contar com todo o apoio dos meus gestores e colegas de trabalho neste período. Isso, na época, foi muito reconfortante. Hoje a minha filha está bem, graças a Deus!”, afirma.

Na mesma época da adoção, a esposa de Júlio também teve problemas de saúde e precisou ser internada. Carvalho, então, tirou uma licença de cinco dias para acompanhar a esposa, em São Paulo. Segundo ele, a empresa não colocou nenhum obstáculo e o liberou rapidamente.

Fortalecendo os laços

Com a pandemia, João, que cursa faculdade de medicina veterinária, em São Paulo, retornou para casa. Dessa forma, a família voltou a se reunir e a passar mais tempo juntos. Como é operador e trabalha por escala, Carvalho vai à empresa seguindo todos os protocolos de segurança adotados pela Suzano.

Segundo ele, a empresa age corretamente em relação às medidas de higienização, além dos cuidados essenciais como orientar sobre o uso certo de máscaras e álcool em gel, realizar a medição de temperatura dos(as) colaboradores(as) e disponibilizar o túnel de sanitização. Ele também destaca que frequentemente o painel de operação passa por sanitização.

“Trabalhando à noite, eu consigo ficar mais com minha família, ajudando nas obrigações domésticas e nos cuidados com a filha caçula. Essa nova rotina deixou os laços mais fortes entre nós. Minha família é tudo para mim. Eu me entrego. É gratificante demais acordar, mesmo de madrugada, e escutar ‘papai’, me vem um sentimento muito bom”, ressalta Carvalho.

Bem-estar familiar

Durante a pandemia, a Suzano intensificou os cuidados com a saúde e o bem-estar de colaboradores(as) e seus familiares por meio de uma série de medidas preventivas, como o Disque Faz Bem, programa de apoio pessoal desenvolvido pela empresa para amparar e orientar sua equipe e seus familiares em momentos difíceis. Dividido em três pilares essenciais da saúde: a mental, a física e a financeira, o Disque Faz Bem oferece 24h por dia o atendimento telefônico com vários profissionais como psicólogos, nutricionista, personal trainers, advogados, entre outros.

Mais informações sobre as ações da Suzano no enfrentamento ao coronavírus em suas unidades e nas comunidades onde atua podem ser acessadas na página Suzano contra a Covid-19 (https://www.suzanocontraocoronavirus.com.br/).

 

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br