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Tendências do varejo em 2020: como se diferenciar diante do consumidor

Tendências do varejo em 2020: como se diferenciar diante do consumidor

Pesquisa da Hibou mostra as principais expectativas do consumidor e no que as empresas do varejo devem focar

A chegada de 2020 traz expectativas para todos os setores da economia e os supermercados já planejam novas ações para os próximos 12 meses. Quais as principais transformações do varejo para 2020 e o que os consumidores podem esperar nas lojas? Para responder essas questões a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, fez um estudo sobre as principais tendências do segmento do varejo no Brasil para 2020.

A primeira delas está relacionada a embalagens interativas, que se tornam um ponto de experiência entre a marca e o consumidor. Não basta apenas informar, e sim fazer também a função de mídia em forma de canal de contato e comunicação. A principal referência é a utilização de QRCode para levar o consumidor para as redes sociais da marca ou a um tour virtual.

O rastreamento de origem de mercadorias é cada vez mais importante para o consumidor e isso requer transparência sobre as procedências e prazos dos produtos nas lojas, principalmente o varejo alimentar. Outra tendência para o varejo no Brasil é o Social Commerce, uma nova versão para as plataformas de vendas online, porém feita em aplicativos como Whatsaspp, incorporando o portfólio de produtos, assim como vendas pelo Instagram.

O Digitally Native Vertical Brand é mais uma tendência para o ano que vem que inclui marcas que nascem no meio digital e elimina intermediários. Seu foco é entregar a experiência livre de ruídos. O mesmo vale para o Auto Atendimento, mais uma tendência segundo a pesquisa da Hibou, baseado em tecnologia para agilizar as compras, além de prever erros e possíveis riscos para a operação.

Por fim, os meio de pagamento, cada vez mais práticos, que se consolidam junto ao avanço e o barateamento da tecnologia. A diferenciação das marcas neste sentido será feita pela integração, facilidade de uso, e amigabilidade com o consumidor.